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http://hdl.handle.net/11624/4049
Autor(es): | Souza, Matheus Santos de |
Título: | Movimento hip-hop e educação : produção de sujeitos e espacialidades nas rimas da final estadual Rio Grande do Sul do duelo de Mc’s nacional 2022. |
Data do documento: | 2025 |
Resumo: | Nesta dissertação investiga-se como as batalhas de rima, inseridas no movimento hip-hop, atuam como práticas educativas e formadoras de subjetividades por meio da produção de espacialidades. O objetivo central do estudo é compreender de que maneira as batalhas de rima educam sujeitos a partir das espacialidades em que se inserem e que ajudam a constituir. A pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, com inspiração foucaultiana, e utiliza como material empírico as rimas da final estadual do Duelo de MCs Nacional de 2022, analisando três batalhas protagonizadas pelo campeão da edição. A partir da transcrição e análise discursiva desses embates, identificam-se os modos pelos quais os MCs tensionam discursos hegemônicos e produzem contracondutas que expressam resistência, identidade e pertencimento territorial. As discussões demonstram que as batalhas de rima funcionam como dispositivos de produção de saberes e subjetividades, pois articulam experiências de vida com denúncias sociais, ativismos periféricos e reivindicações de direitos. Esses espaços performativos operam como arenas de visibilidade para jovens marginalizados e produzem uma pedagogia insurgente, situada e afetiva. As espacialidades emergem como dinâmicas onde se reconfiguram sentidos de cidade, cidadania e educação, desafiando as normativas conservadoras que criminalizam a cultura periférica. Entende-se, portanto, que o movimento hip-hop, por meio das batalhas de rima, constitui uma potente prática educativo-cultural. Essa prática, ao produzir sujeitos e subjetividades nas margens, desloca o centro da produção de conhecimento e convoca a escola e a universidade a reconhecerem saberes historicamente invisibilizados. |
Resumo em outro idioma: | This dissertation investigates how rap battles, embedded in the hip-hop movement, function as educational practices and as producers of subjectivities through the creation of spatialities. The central objective of the study is to understand how these battles educate subjects based on the spatial dynamics they inhabit and help shape. The research adopts a qualitative approach inspired by Foucauldian thought and uses as empirical material the lyrics from the final round of the 2022 Rio Grande do Sul State Championship of the National MCs Battle. By transcribing and discursively analyzing three battles featuring the edition’s champion, the study identifies how MCs challenge hegemonic discourses and generate counter-conducts that express resistance, identity, and territorial belonging. The discussions reveal that rap battles act as devices for producing knowledge and subjectivities by articulating lived experiences with social denunciation, peripheral activism, and demands for rights. These performative spaces operate as arenas of visibility for marginalized youth and enable an insurgent, situated, and affective pedagogy. Spatialities emerge as dynamic contexts where meanings of city, citizenship, and education are reconfigured, challenging conservative norms that criminalize peripheral culture. Thus, the hip-hop movement—through rap battles—constitutes a powerful educational and cultural practice. This practice, by producing subjects and subjectivities from the margins, displaces the center of knowledge production and urges schools and universities to recognize historically silenced forms of knowledge. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Hip-hop (Cultura popular jovem) Educação popular Subjetividade |
Orientador(es): | Souza, Camilo Darsie de |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
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