Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/4050
Autor(es): Nunes, Sheley Bernardo
Título: Narrativas sobre gestão democrática e participação estudantil na escola : um estudo na rede pública municipal de educação de Caldas Novas-GO.
Data do documento: 2025
Resumo: Esta dissertação resulta da pesquisa sobre as narrativas de gestão democrática e participação estudantil na Rede Pública Municipal de Educação de Caldas Novas, Goiás. Este estudo possui como principal objetivo compreender como se caracteriza a gestão da escola na Rede Pública Municipal de Educação de Caldas Novas-GO e qual o papel dos e das estudantes neste processo. Como objetivos específicos: a) diferenciar gestão democrática de gestão gerencial da escola pública; b) analisar e identificar as principais características, regulamentações, espaços, práticas e limitadores da gestão democrática da escola em uma instituição da Rede Pública Municipal de Caldas Novas-GO; e c) identificar e analisar o que dizem os professores e professoras e os alunos e alunas sobre a participação dos e das estudantes nos processos de gestão escolar. A pesquisa se desenvolveu como um estudo qualitativo e a produção de dados aconteceu por intermédio de dois procedimentos, o desenvolvimento de entrevista grupal semiestruturada, realizada em três encontros, com oito alunos e entrevistas individuais semiestruturadas com quatro docentes regentes das turmas de 6º ao 9º ano. A análise dos dados foi baseada no processo de análise textual discursiva proposta por Moraes (2003). Diversos autores e obras contribuíram para a fundamentação e construção deste trabalho, que se estruturou em quatro capítulos. A pesquisa realizada aponta que as entrevistas evidenciaram a importância da participação estudantil nos processos de gestão escolar, identificando-a e reconhecendo-a como essencial para a efetivação da gestão democrática e para o fortalecimento da cidadania. Também apontaram desafios que limitam essa participação, como a falta de espaços estruturados, a ausência de práticas democráticas e a falta de preparação dos estudantes para o envolvimento no processo. A análise das características da gestão escolar realizada evidenciou a presença de elementos do modelo de gestão gerencial, que se opõem às práticas democráticas no cotidiano da escola pública. Dentre as características associadas ao modelo gerencialista, destacaram uma estrutura hierárquica verticalizada e centralizadora, que restringe a participação e a tomada de decisões, além das limitações de autonomia, que resultam em uma participação controlada e restrita, afastando a escola da gestão democrática.
Resumo em outro idioma: This dissertation results from research on the narratives of democratic management and student participation in the municipal public education system of Caldas Novas, Goiás. The main objective of this study is to understand how school management is characterized in the municipal public education network of Caldas Novas-GO and what role students play in this process. The specific objectives are: a) to differentiate democratic management from managerial management of public schools; b) to analyze and identify the main characteristics, regulations, spaces, practices, and limitations of democratic school management in an institution in the public network of Caldas Novas-GO; and c) to identify and analyze what teachers and students say about student participation in school management processes. The research was developed as a qualitative study, and data production occurred through two procedures: the development of semi-structured group interviews, conducted in three meetings with eight students, and semi-structured individual interviews with four teachers responsible for classes from 6th to 9th grade. The data analysis was based on the process of discursive textual analysis proposed by Moraes (2003). Various authors and works contributed to the foundation and construction of this study, which was structured into four chapters.. The research indicates that the interviews highlighted the importance of student participation in school management processes, identifying and recognizing it as essential for the realization of democratic management and the strengthening of citizenship. It also pointed out challenges that limit this participation, such as the lack of structured spaces, the absence of democratic practices, and the lack of student preparation for involvement in the process. The analysis of the characteristics of the school management revealed the presence of elements from the managerial management model, which oppose democratic practices in the daily life of public schools. Among the characteristics associated with the managerial model, a vertical and centralized hierarchical structure was highlighted, which restricts participation and decision making, as well as limitations on autonomy, which result in controlled and restricted participation, distancing the school from democratic management.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Comunidade e escola
Autonomia escolar
Educação
Orientador(es): Silveira, Éder da Silva
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Sheley Bernardo Nunes.pdf1.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons