Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/4051
Autor(es): | Melo, Veranice Rodrigues de Santana de |
Título: | “- Eu tenho certeza que minhas bonecas sabiam ler! : ludicidade e o avanço de níveis na alfabetização e letramento em sala de aula”. |
Data do documento: | 2025 |
Resumo: | A pesquisa que deu origem a esta dissertação teve como objetivo geral investigar as contribuições da ludicidade no avanço da alfabetização e letramento de estudantes em sala de aula de primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos oportunizaram conceituar alfabetização e letramento e o papel exercido na apropriação da escrita, descrever as principais características da ludicidade e como ela pode ser experienciada em sala de aula, estudar e debater a relação entre o uso de jogos didáticos e brincadeiras como estratégias mediadoras no processo de alfabetização e letramento. A minha trajetória de atuação, há 27 anos na educação, serviu como motivação para o estudo com o qual busquei compreender: quais são as possíveis contribuições de intervenções pedagógicas lúdicas para o avanço na alfabetização e letramento em salas de aula? A importância da ludicidade na educação foi abordada, destacando autores como Piaget (1978), Huizinga (2000), Maturana (2004) e Kishimoto (2017). Assim como autores da área da alfabetização e letramento como Emília Ferreiro e Ana Tebesosk (1999), Arthur Gomes de Morais (1998) e Magda Soares (2004). Complementarmente foi realizada uma revisão bibliográfica e análise de dissertações sobre o tema na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, tendo como foco as produções realizadas nos últimos cinco anos (2019 a 2023), no Brasil. As ações de pesquisa se constituíram com a realização de observações e intervenções em sala de aula, em uma escola particular do Distrito Federal, situada na cidade satélite de Samambaia, em turmas de reforço de 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental, com questionários e sondagens diagnósticas de níveis conceituais linguísticos para avaliar o impacto das intervenções lúdicas na alfabetização e letramento desses estudantes. A metodologia utilizada caracterizou-se como qualitativa, seguindo etapas da pesquisa-ação (Barbier, 2007). As intervenções foram baseadas em jogos, brincadeiras, contação de histórias e outras atividades lúdicas. As conclusões dão conta de que a prática pedagógica realizada promoveu um avanço das crianças e pode contribuir para uma educação de qualidade criativa e significativa, colaborando, ainda, com as concepções de que o lúdico é um elemento essencial no ensino da alfabetização ao possibilitar a aprendizagem de forma suave e prazerosa para as crianças. |
Resumo em outro idioma: | The research that gave rise to this dissertation had as its general objective to investigate the contributions of playfulness in the advancement of literacy and literacy levels of students in the classroom. The specific objectives provided the opportunity to conceptualize literacy and literacy and the role played in the appropriation of writing, to describe the main characteristics of playfulness and how it can be experienced in the classroom, to study and debate the relationship between the use of didactic games and games as mediating strategies in the process of literacy and literacy. My trajectory of work, for 27 years in education, served as motivation for the study with which I sought to understand: what are the possible contributions of playful pedagogical interventions for the advancement of levels in literacy and literacy in classrooms? The importance of playfulness in education was addressed, highlighting authors such as Huizinga (2000), Maturana (2004), Kishimoto (2017) and Piaget (1978). As well as authors in the area of literacy such as Emília Ferreiro and Ana Tebesosk (1999), Arthur Gomes de Morais (1998) and Magda Soares (2004). Complementary a bibliographic review and analysis of dissertations on the subject in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations was carried out, focusing on the productions carried out in the last five years (2019 to 2023), in Brazil. The research actions consisted of observations and interventions in the classroom, in a private school in the Federal District, located in the satellite city of Samambaia, in reinforcement classes of the 1st and 2nd year of Elementary School, with questionnaires and diagnostic surveys of linguistic conceptual levels to evaluate the impact of playful interventions on the literacy and literacy of these students. The methodology used was characterized as qualitative, following stages of action research (Barbier, 2007) with ethnographic characteristics of an exploratory and explanatory approach. The interventions were based on games, games, storytelling and other playful activities. The conclusions show that the pedagogical practice carried out promoted an advance of levels among students and can contribute to a creative and meaningful quality education, also collaborating with the conceptions that play is an essential element in the teaching of literacy by enabling learning in a soft and pleasurable way for children. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Alfabetização Leitura Letramento |
Orientador(es): | Gustsack, Felipe |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Veranice Rodrigues de Santana de Melo.pdf | 5.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons