Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/4052
Autor(es): Costa, Wagner José da
Título: Contribuições do Geogebra no ensino de perímetro e área no 6º ano do ensino fundamental.
Data do documento: 2025
Resumo: Ao longo da minha carreira exercendo o magistério, uma das minhas preocupações vem sendo levar ao estudante o conhecimento matemático de uma forma mais simples. Sabemos que a maioria dos discentes possui ou já tiveram dificuldades em aprender essa disciplina. A pesquisa que deu origem a esta dissertação apresenta uma proposta de utilização do software GeoGebra como uma ferramenta pedagógica que pode contribuir significativamente no ensino/aprendizagem de conteúdos de geometria plana, principalmente nos cálculos de perímetro e área. O objetivo principal da pesquisa foi descrever uma prática pedagógica envolvendo o trabalho com o GeoGebra no 6º ano do ensino fundamental, promovendo a compreensão dos conceitos de área e perímetro de figuras geométricas planas por meio da exploração interativa e dinâmica com o uso do software, desenvolvendo a capacidade dos estudantes de visualizar, investigar e resolver problemas geométricos de forma significativa e contextualizada. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Caldas Novas, interior de Goiás, com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, em uma turma em que atuo como professor de matemática. Nossa metodologia buscou contemplar a expectativa dos estudantes por aulas diferenciadas e, consequentemente, oferecer ao professor uma opção didática diferente para aplicar no dia a dia. Durante o desenvolvimento do trabalho foi possível perceber um aumento de interesse e motivação dos discentes frente ao uso do computador nas aulas de matemática, contribuindo significativamente com a aprendizagem dos conteúdos. Além disso, comparamos os resultados de um questionário aplicado antes e depois da realização da pesquisa. Os resultados mostraram que a incorporação do GeoGebra aumentou consideravelmente o envolvimento dos estudantes e facilitou a compreensão dos conteúdos, principalmente dos conceitos de área e perímetro. As dificuldades relatadas pelos estudantes no questionário inicial foram superadas com a utilização do GeoGebra no laboratório de informática e as atividades práticas realizadas na quadra de esportes da unidade escolar. A utilização deste software se tornou uma ferramenta pedagógica transformadora para o ensino de matemática, promovendo não apenas a aquisição de conhecimentos geométricos, mas também o desenvolvimento de habilidades tecnológicas essenciais no século XXI.
Resumo em outro idioma: Throughout my career as a teacher, one of my main concerns has been to present mathematical knowledge to students in a simpler and less complicated way. It is well known that most students either have or have had difficulties in learning this subject. The research that gave rise to this dissertation presents a proposal for the use of GeoGebra software as a pedagogical tool that can significantly contribute to the teaching and learning of plane geometry content, especially in the calculation of perimeter and area. The main objective of the research is to describe a pedagogical practice involving the use of GeoGebra in the 6th grade of elementary school, promoting the understanding of the concepts of area and perimeter of plane geometric figures through interactive and dynamic exploration using the software. It aims to develop students' ability to visualize, investigate, and solve geometric problems in a meaningful and contextualized way. The study was conducted in a public school in the city of Caldas Novas, in the state of Goiás, with 6th-grade students from the class in which I teach. We proposed a methodology that met students' expectations for differentiated lessons and, consequently, offered the teacher an alternative didactic approach for everyday teaching. During the development of the work, it was possible to observe an increase in students’ interest and motivation due to the use of computers in mathematics classes, which significantly contributed to the learning of the content. Furthermore, we compared the results of a questionnaire applied before and after the research activities. The results showed that the incorporation of GeoGebra greatly increased student engagement and facilitated the understanding of the content, especially the concepts of area and perimeter. The difficulties reported by students in the initial questionnaire were overcome through the use of GeoGebra in the computer lab and through practical activities carried out on the school’s sports court. The use of this software became a transformative pedagogical tool for the teaching of mathematics, promoting not only the acquisition of geometric knowledge but also the development of essential technological skills for the 21st century.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Geometria
Educação
Matemática (Ensino fundamental)
Orientador(es): Wegner, Alexandre
Coorientador(es): Gustsack, Felipe
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Wagner Jose da Costa.pdf13.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons