Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/4055
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rezende, Ellen Rosane Vieira da Silva Paiva | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | A medicalização na vida e as professoras de educação infantil no município de Caldas Novas. | pt_BR |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.degree.local | Caldas Novas | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Hillesheim, Betina | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | This study investigates the effects of medicalization on the lives of Early Childhood Education teachers in the city of Caldas Novas/GO. The research included the participation of eleven educators, aged between 31 and 59 years old, all women and early childhood education teachers. When noting that common life situations have been considered pathological, I reinforce the need to listen to these teachers, who, before being teachers, are women. The present research has as its research problem: what are the effects of the medicalization of teachers on the lives of Early Childhood Education teachers in Caldas Novas/GO? This research uses the cartographic methodology, which followed the movements of teachers from a Municipal Early Childhood Education Center in the city of Caldas Novas, Goiás. The cartographic methodology is a method that is open to new things, without a defined path. It is not like a recipe where you just need to follow the measurements and add the ingredients. This research was open to listening, where the educators reported their professional experiences, meetings and discussion groups were held. The discussion groups aimed to give voice to the participants, in order to allow an effective participation in the process, by allowing the exchange of experiences, as well as the exchange of informal experiences, where the difficulties and satisfactions faced in teaching practice were presented. During the speaking sessions, they showed different experiences in the contexts in which they work, such as precarious work, overload of tasks, excessive demands from society, the invisibility of early childhood education professionals, struggles, physical and emotional exhaustion, experiences of violence and illness. Even when faced with so many difficulties and challenges, teachers develop resistance strategies to maintain their careers. Furthermore, active participation in discussion groups highlighted the importance of permanent listening spaces and points to the need for public policies and ongoing training that recognize and support these professionals. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de educação infantil | pt_BR |
dc.subject.other | Saúde do trabalhador - Satisfação no trabalho | pt_BR |
dc.subject.other | Medicalização | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/4055 | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-08T15:19:27Z | - |
dc.date.available | 2025-09-08T15:19:27Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo investiga os efeitos da medicalização na vida de professoras da Educação Infantil na cidade de Caldas Novas/ Go. A pesquisa contou com a participação de onze educadoras, com idades compreendidas entre 31 e 59 anos, todas mulheres e professoras de educação infantil. Ao constatar que situações comuns da vida têm sido consideradas patológicas, ressalta-se a necessidade de ouvir essas professoras, que, antes de serem professoras, são mulheres. A presente pesquisa tem como problema de pesquisa: quais os efeitos da medicalização docente na vida das professoras de Educação Infantil de Caldas Novas/GO? A presente pesquisa utiliza a metodologia cartográfica, que acompanhou os movimentos de professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil na cidade de Caldas Novas, Goiás. A metodologia cartográfica é um método que está aberto ao novo, sem um caminho definido. Não se trata de uma receita em que basta seguir as medidas e adicionar os ingredientes. Esta pesquisa esteve aberta à escuta, onde as educadoras relataram suas experiências profissionais, foram realizados encontros e rodas de conversa. As rodas de conversa tiveram como objetivo dar voz às participantes, de modo a permitir uma participação efetiva no processo, ao permitir a troca de experiências, bem como a troca de experiências informais, onde foram apresentadas as dificuldades e satisfações enfrentadas na prática docente. Durante os espaços de fala, surgiram diferentes vivências nos contextos em que atuam como precariedade do trabalho, a sobrecarga de tarefas, o excesso de cobranças da sociedade, a invisibilidade da profissional de educação infantil, as lutas, os desgastes físico e emocional, experiências de violências e adoecimentos. As docentes mesmo diante a tantas dificuldades e desafios desenvolvem estratégias de resistência para permanecer na carreira. Além disso, a participação ativa nos grupos de discussão evidenciou a importância de espaços de escuta permanentes e aponta para a necessidade de políticas públicas e formação continuada que reconheçam e apoiem essas profissionais. | pt_BR |
dc.description.protocolo | 5343 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Ellen Rosane Vieira da Silva Paiva Rezende.pdf | 2.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons