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dc.contributor.authorKrielow, Laiza Mainá-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleTempo de tela e nível de atividade física de crianças e adolescentes brasileiros : uma revisão integrativa.pt_BR
dc.date.issued2025-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorReuter, Éboni Marília-
dc.degree.departmentCurso de Fisioterapiapt_BR
dc.description.abstractThis integrative literature review aimed to analyze the screen time behavior and physical activity levels of Brazilian children in middle childhood and adolescence. A total of 17 studies published between 2021 and 2024 were selected, including six studies on screen time and 11 on physical activity levels, located in the BVS, SciELO, and PubMed databases, with samples of schoolchildren aged 6 to 18. The results revealed high levels of screen exposure. At the same time, low adherence to physical activity recommendations was observed, especially among girls. Most studies used self-reported questionnaires to measure screen time, while accelerometers were more commonly used to assess physical activity levels. A lack of standardization in assessment instruments and a scarcity of studies with children aged 6 to 10 were observed, limiting a deeper understanding of this developmental stage. Thus, it is concluded that there is high exposure to screens, low adherence to physical activity and a scarcity of studies with children, with screen time measured mainly by questionnaires and physical activity by direct and indirect methods.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherExercícios físicospt_BR
dc.subject.otherEstilo de vidapt_BR
dc.subject.otherEstudantespt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/4058-
dc.date.accessioned2025-09-16T14:07:17Z-
dc.date.available2025-09-16T14:07:17Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta revisão integrativa de literatura objetivou analisar o comportamento do tempo de tela e o nível de atividade física de crianças brasileiras na terceira infância e adolescentes. Foram selecionados o total de 17 estudos publicados entre 2021 e 2024, sendo 6 estudos sobre tempo de tela e 11 estudos sobre nível de atividade física, localizados nas bases BVS, SciELO e PubMed, com amostras de escolares de 6 a 18 anos de idade. Os resultados revelaram níveis elevados de exposição a telas. Paralelamente, foi observada baixa adesão às recomendações de atividade física, especialmente entre as meninas. A maior parte dos estudos utilizou questionários autorrelatados para medir o tempo de tela, enquanto acelerômetros foram mais usados para avaliar os níveis de atividade física. Foi observada a falta de padronização nos instrumentos de avaliação, e uma escassez de estudos com crianças entre 6 a 10 anos de idade, o que limita a compreensão mais aprofundada dessa fase do desenvolvimento. Desta forma, se conclui que há alta exposição às telas, baixa adesão à atividade física e escassez de estudos com crianças, sendo o tempo de tela medido principalmente por questionários e a atividade física por métodos diretos e indiretos.pt_BR
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