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dc.contributor.authorGarbini, Fernanda Zanette-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA in/exclusão escolar e o governamento da conduta docente : um estudo a partir da revista Nova Escola.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorOliveira, Cláudio José de-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze the discourses that circulate in the journal New School (RNE) for the period 2006 to 2010 on the in / exclusion from school and the governing of the conduct of teachers. To do so, use the Foucault studies, more specifically, analytical and methodological tools of governmentality, as well as the conceptual discussions of inclusion and exclusion. I perform the analysis from the screening of the reporting system and special monthly edition titled "inclusion." With my conversation established, metaphor proposed by Jorge Larrosa, I point out the magazine New School as an educational journal that draws on strategies that govern the conduct of teachers. With analytics, I realized that some recurrences show the action in neoliberal discourse since: 1) the laws and educational policies: the RNE consolidating in / exclusion from school, 2) the appointment of the abnormal, determining the subject in / excluded, and 3 ) of RNE and strategies of government conductte aching. In short, I observed that the in / exclusion from school as an imperative today is also covered by the journal steadily, as it was revealed in 52editions listed for the study, ruling teachers /readers through different strategies. This allows it to legitimize even more imperative, placing the subjects in their favor school teachers and students, with an intent to control and effective participation in a neoliberal way of life.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherInclusão em educaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores - Atitudespt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/408-
dc.date.accessioned2015-08-05T14:52:49Z-
dc.date.available2015-08-05T14:52:49Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo analisar os discursos que circulam na Revista Nova Escola (RNE) no período de 2006 a 2010 sobre a in/exclusão escolar e o governamento da conduta docente. Para tanto, utilizo os estudos foucaultianos, mais especificamente, as ferramentas analíticas e metodológicas da governamentalidade, bem como as discussões conceituais da inclusão e exclusão. Realizo as análises a partir da triagem das reportagens do sistema de edição mensal e especial intitulado ?inclusão?. Com minha conversa estabelecida, metáfora proposta por Jorge Larrosa, aponto a revista Nova Escola como um periódico educacional que se vale de estratégias que governam a conduta docente. Com a analítica, percebi algumas recorrências que evidenciam a ação neoliberal nos discursos a partir: 1) das leis e políticas educacionais: a RNE consolidando a in/exclusão escolar; 2) do apontamento do anormal, determinando os sujeitos in/excluídos; e 3) da RNE e das estratégias de governamento da conduta docente. Em síntese, observei que a in/exclusão escolar como um imperativo atual também é abordada pelo periódico de forma constante, como foi possível perceber em 52 edições elencadas para o estudo, governando os docentes/leitores através de estratégias diversas. Isso possibilita que tal imperativo se legitime ainda mais, colocando a seu favor os sujeitos escolares docentes e alunos, com uma intencionalidade de controle e de participação efetiva num modo de vida neoliberal.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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