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dc.contributor.authorCardoso, Gabriel Sebastião-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEfeitos de recursos lúdicos em intervenções fisioterapêuticas no desenvolvimento neuropsicomotor da criança que vive com paralisia cerebral.pt_BR
dc.date.issued2025-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorNepomuceno, Patrik-
dc.degree.departmentCurso de Fisioterapiapt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherParalisia cerebralpt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subject.otherFisioterapiapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/4098-
dc.date.accessioned2025-09-25T15:32:39Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA Paralisia Cerebral, também conhecida como Encefalopatia Crônica não Evolutiva da Infância, apresenta elevada prevalência no cenário atual, configurando-se como condição de destaque nas demandas terapêuticas infantis. Nesse contexto, as intervenções fisioterapêuticas dentro de uma abordagem lúdica, tem se mostrado eficaz por promover maior engajamento da criança em um ambiente seguro e expressivo, favorecendo a ressignificação das atividades terapêuticas. O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos de intervenções fisioterapêuticas no desenvolvimento infantil sob a perspectiva da ludicidade. A amostra foi composta por uma criança diagnosticada com Paralisia Cerebral Espástica nível III, do sexo feminino, com 3 anos de idade. Para isso, foi realizada uma comparação entre os períodos pré e pós-intervenção, utilizando os instrumentos Gross Motor Function Measure (GMFM-88), Gross Motor Function Classification System (GMFCS), Escala de Equilíbrio Pediátrica (EEP), goniometria e o teste de força muscular manual pela escala MRC. Os resultados evidenciaram melhorias em todos os domínios avaliados, incluindo amplitude de movimento, força muscular, funcionalidade global e desempenho nas fases da marcha. A inserção de atividades lúdicas nas sessões mostrou-se fundamental para potencializar o engajamento da criança, acelerar a progressão terapêutica e promover ganhos funcionais significativos.pt_BR
dc.description.embargo2028-07-17-
dc.description.protocoloCAAE: 82548124.4.0000.5343pt_BR
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