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dc.contributor.authorDonicht, Isadora Luz-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleTempo de tela, tempo de sono e atividade física relacionados aos marcadores de aptidão física em crianças e adolescentes.pt_BR
dc.date.issued2025-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorReuter, Éboni Marília-
dc.contributor.advisorcoReuter, Cézane Priscila-
dc.degree.departmentCurso de Fisioterapiapt_BR
dc.description.abstractIntroduction: The increase of the screen time and the inadequate sleep duration have been associated with the reduction of physical activity in children and adolescents, leading to decrease of physical fitness. However, there is little evidence on the interaction of these. Hence, the aim was to analyze the relationship between screen time, sleep duration, and physical activity with the physical fitness markers. Methods: Cross-sectional study with 3081 schoolchildren between 6 and 17 years old, residents of a city in southern Brazil. Demographic variables, screen time, sleep duration, physical activity and physical fitness were assessed via questionnaire and the PROESP-Br tests. Associations were analyzed by multiple linear regression adjusted for sex, age, skin color and school zone(p< 0,01) and speed (β = 0,076; p < 0,01), and negatively associated with muscular endurance, power and flexibility. Screen time showed no significant association with any fitness markers in this group. Conclusion: In childrens, higher screen time and insufficient sleep were associated with poorer performance in agility and speed. In adolescents, regular physical activity emerged as the primary factor linked to better outcomes in physical fitness. The implementation of integrated programs that promote limiting screen use, ensuring adequate sleep and encouraging physical activity is recommended.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherExercícios físicos para criançaspt_BR
dc.subject.otherExercícios físicos para jovenspt_BR
dc.subject.otherTelevisão e adolescentespt_BR
dc.subject.otherTelevisão e criançaspt_BR
dc.subject.otherSonopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/4100-
dc.date.accessioned2025-09-25T18:01:36Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoIntrodução: O aumento do tempo de tela e a duração inadequada do tempo de sono têm sido associados a redução da prática de atividade física em crianças e adolescentes, resultando em uma diminuição da aptidão física. No entanto, há pouca evidência sobre a interação destes fatores. Dessa forma, o objetivo foi analisar a relação entre tempo de tela, sono e atividade física com os marcadores de aptidão física nessa população. Métodos: Estudo transversal, com 3081 escolares entre 6 e 17 anos, moradores de uma cidade no Sul do Brasil. Foram avaliadas variáveis demográficas, tempo de tela, duração do sono, atividade física e aptidão física, por meio de questionário e testes do PROESP-Br. As associações foram analisadas por regressão linear múltipla, com ajuste para sexo, idade, cor da pele e zona escolar (p< 0,01) e velocidade (ß = 0,076; p < 0,01), e negativamente à resistência muscular, potência e flexibilidade. O tempo de tela não mostrou associação com aptidão física neste grupo. Conclusão: Em crianças, maior tempo de tela e sono insuficiente se associaram a piores desempenhos em agilidade e velocidade. Nos adolescentes, a prática regular de atividade física foi o principal fator relacionado a melhores se mostrou resultados em agilidade, velocidade, aptidão muscular e flexibilidade. É indicada a implementação de programas integrados que promovam a limitação do uso de telas, sono adequado e estimulem a atividade física.pt_BR
dc.description.embargo2025-10-17-
dc.description.protocolo88037025.4.0000.5343 - 22/04/2025pt_BR
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