Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/4105
Autor(es): Dornelas, Ana Daniela da Rosa
Título: Trabalho e formação docente : percepções dos professores de uma escola pública de tempo integral de um município do interior do estado de Goiás.
Data do documento: 2025
Resumo: Esta pesquisa teve como problemática a seguinte questão: quais são as percepções dos professores de uma escola pública de tempo integral de um município do interior do estado de Goiás sobre o trabalho e a formação docente? Como objetivo geral, o estudo pretendeu descrever e analisar as percepções dos professores de uma escola pública de tempo integral de um município do interior do estado de Goiás sobre o trabalho e a formação docente e, como objetivos específicos: a) Analisar as compreensões dos professores sobre sua formação para o trabalho na perspectiva de uma educação integral e b) Descrever as condições e a organização do trabalho dos professores de uma escola pública de tempo integral de um município do interior do estado de Goiás para a prática educativa numa concepção de educação integral. Em termos metodológicos, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, tendo como instrumento de produção dos dados a entrevista semiestruturada. Os participantes da pesquisa são quatro docentes que lecionam na escola objeto do estudo. Em termos teóricos, a pesquisa tem como apoio autores/as que discorrem sobre a educação integral, tais como Gadotti, Teixeira e Oliveira e Santos, e autores/as que estudam o trabalho docente, como Tardif e Lessard, Marin e Affonso. Também buscou apoio em documentos que fundamentam a educação em escolas de tempo integral e em dissertações e teses sobre o assunto. Com relação aos resultados, o estudo destaca a sobrecarga de trabalho e outros desafios do trabalho dos professores, os quais resultam em problemas de saúde. Destaca-se também a ausência de uma formação de professores adequada para o trabalho com a educação integral.
Resumo em outro idioma: This research was guided by the following central question: what are teachers' perceptions of teaching work and professional training in a full-time school located in a city in the interior of the state of Goiás? The general objective of the study was to describe and analyze teachers' perceptions of their work and training in a full-time school in a city in the interior of Goiás. The specific objectives were: a) To analyze teachers' understandings of their training for working within the framework of comprehensive education; and b) To describe the working conditions and organization of teachers’ work in a full-time school in a city in the interior of Goiás, aimed at educational practices aligned with the concept of comprehensive education. Methodologically, this study is characterized as qualitative research, with semi-structured interviews used as the primary data collection instrument. The participants were four teachers working at the school that served as the focus of the study. Theoretically, the research draws on authors who discuss comprehensive education, such as Gadotti, Teixeira, Oliveira, and Santos, and scholars who examine teaching work, including Tardif and Lessard, Marin, and Affonso. Support was also drawn from official documents guiding full-time education policies, as well as dissertations and theses on the subject. As for the results, the study highlights teachers’ work overload and other challenges they face, which often lead to health issues. It also underscores the lack of adequate teacher training for working within the comprehensive education framework.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Professores - Formação
Educação integral
Orientador(es): Viegas, Moacir Fernando
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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