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http://hdl.handle.net/11624/4106
Autor(es): | Dias, Cátia Santos |
Título: | Costurando conhecimentos : entre fios e incógnitas, uma colcha de retalhos com o ensino de equações do segundo grau. |
Data do documento: | 2025 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta um estudo a respeito do ensino de equação do 2º grau em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, e parte da seguinte questão de pesquisa: como vem ocorrendo o ensino de equação do 2º grau em uma turma de 9º ano do ensino fundamental numa escola municipal no interior de Goiás? O objetivo geral foi conhecer e analisar os processos de ensino de equação do segundo grau nessa turma a partir da observação presencial de cinco aulas sobre equações do 2º grau. Os dados foram coletados a partir da metodologia de relato de experiência, com uma abordagem qualitativa, utilizando o instrumento Diário de Campo pessoal, bem como de entrevista à professora de matemática da turma. Considerando a experiência da pesquisadora como artesã, as ações de pesquisa e a elaboração desta dissertação foram pautadas pela metáfora da construção de uma colcha de retalhos, costurando uma tapeçaria de vivências/experiências das práticas da docência em matemática. Alguns autores que contribuíram com esse modo de pensar foram: D'ambrosio (1986; 1996; 2016; 2019) com sua postura na Educação Matemática, Larrosa (2014) com seus escritos sobre experiência, artes e Educação, Dante (2010) e Dutra (2019) que evidenciaram a Docência em Matemática, Coxford (2001) e Araújo (2008) com suas visões no Ensino da Álgebra e, ainda, Delors (2010), Perrenoud (2000) e Lorenzato (2010) com os olhares voltados ao ensino. A partir da imersão na sala de aula, das respostas da professora ao questionário e do embasamento teórico, foi possível compreender que o ensino de equações do segundo grau se constrói de maneira gradual, por meio de explicações, abstrações e fixação de atividades. Também foram identificados os desafios que ainda precisam ser enfrentados quanto a esse ensino, como as dificuldades dos estudantes na aplicação da fórmula de Bhaskara, na interpretação de situações problema e a ausência de recursos pedagógicos diversificados para torná-lo mais significativo. |
Resumo em outro idioma: | This dissertation presents a study about the teaching of the equation of the 2nd degree in a class of the 9th year of Elementary School, and part of the following research question: How has been the teaching of equation of the 2nd degree in a class of 9th grade of elementary school in a municipal school in the interior of Goiás? The general objective was to know and analyze the processes of teaching equation of the second degree in this class from the face-to-face observation of five classes on equations of the second degree. Data were collected from the experience reporting methodology, with a qualitative approach, using the personal Field Diary instrument, as well as an interview with the class Math teacher. Considering the experience of the researcher as a craftsman, the research actions and the elaboration of this dissertation were guided by the metaphor of the construction of a patchwork quilt, sewing a tapestry of experiences/ experiences of teaching practices in mathematics. Some authors who contributed to this way of thinking were: D'ambrosio (1986; 1996; 2016; 2019) with his position in Mathematical Education, Larrosa (2014) with his writings on experience, arts and education, Dante (2010) and Dutra (2019) that evidenced the Teaching in Mathematics, Coxford (2001) and Araújo (2008) with their visions in the Teaching of Algebra and also Delors (2010), Perrenoud (2000) and Lorenzato (2010) with the eyes turned to teaching. From the immersion in the classroom, the teacher’s answers to the questionnaire and the theoretical background, it was possible to understand that the teaching of equations of the second degree is built gradually, through explanations, abstractions and fixing activities. It also identified the challenges that still need to be faced in this teaching, as the difficulties of students in the application of Bhaskara’s formula, in the interpretation of problem situations and the absence of diversified pedagogical resources to make it more significant. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Educação Álgebra Matemática - Estudo e ensino |
Orientador(es): | Gustsack, Felipe |
Coorientador(es): | Wegner, Alexandre |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
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