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http://hdl.handle.net/11624/4107
Autor(es): | Silva, Gilvânia da Cunha |
Título: | “O tempo é o meu maior inimigo” : organização do tempo de trabalho de professoras de alfabetização de um município de Goiás. |
Data do documento: | 2025 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo principal compreender e analisar as formas como as professoras do primeiro e do segundo ano do ensino fundamental do município de Caldas Novas que participam do programa AlfaMais organizam seu tempo de trabalho escolar. Como objetivos específicos, o estudo buscou descrever e analisar as formas como as professoras organizam o tempo de planejamento do trabalho escolar, descrever como as professoras fazem para conciliar o tempo de trabalho escolar e o tempo de trabalho doméstico e descrever e analisar como as professoras organizam o tempo para se dedicar ao seu aprimoramento profissional. O problema de pesquisa do estudo assim se apresenta: como as professoras do primeiro e do segundo ano do ensino fundamental do município de Caldas Novas que participam do Programa AlfaMais organizam seu tempo de trabalho escolar? Como apoio teórico, o estudo tomou como base aportes da sociologia do trabalho e da teoria educacional, em especial estudos sociológicos sobre o trabalho docente, como os trabalhos de Tardif e Lessard, Dal Rosso, Kuenzer e Hypolito, assim como dissertações e teses desenvolvidas sobre o tema. A pesquisa é de tipo de qualitativa e a produção dos dados utilizou-se de entrevistas semiestruturadas com cinco docentes mulheres que atuam no primeiro e segundo ano do ensino fundamental da rede de ensino municipal onde a pesquisa foi realizada. A análise dos dados baseou-se no método da análise de conteúdo e revelou que as docentes da pesquisa, da mesma forma que a grande maioria dos professores, enfrentam grande sobrecarga e intensificação de seu trabalho, o que acarreta inúmeras dificuldades para organizarem suas atividades. As dificuldades são agravadas pela falta de planejamento das atividades do Programa AlfaMais, que não raro atropelam as ações mais rotineiras das docentes, levando-as a um constante replanejamento do trabalho. Também como a maioria dos trabalhadores docentes, as professoras da pesquisam realizam boa parte das atividades escolares no espaço doméstico, tendo que secundarizar a convivência familiar, e incluindo, por vezes, membros da família no trabalho escolar. Por fim, as atividades de formação do Programa AlfaMais, face à ausência de uma melhor organização, influem negativamente na organização do tempo de trabalho das professoras. |
Resumo em outro idioma: | The main objective of this study was to understand and analyze how first- and second grade elementary school teachers from the city of Caldas Novas, who participate in the AlfaMais Program, organize their school work time. The specific objectives were: (1) to describe and analyze how teachers organize their time for planning school-related tasks; (2) to describe how they reconcile their school work time with domestic responsibilities; and (3) to describe and analyze how they allocate time for professional development. The research question guiding the study was: How do first- and second-grade elementary school teachers from the city of Caldas Novas who participate in the AlfaMais Program organize their school work time? The theoretical framework was grounded in contributions from the sociology of work and educational theory, particularly sociological studies on teaching, such as those by Tardif and Lessard, Dal Rosso, Kuenzer, and Hypolito, as well as relevant dissertations and theses on the subject. This qualitative study collected data through semi-structured interviews with five female teachers working in the first and second grades of elementary school within the municipal education system where the research was conducted. Data analysis was conducted using the content analysis method. The findings reveal that the participating teachers, like the majority of educators, experience significant work overload and intensification, which creates numerous challenges in organizing their professional activities. These challenges are exacerbated by the lack of planning and coordination in the AlfaMais Program's activities, which frequently disrupt the teachers' routines and force them to constantly replan their work. Also, like most teaching staff, the teachers in this study perform much of their schoolwork at home, having to relegate family life to a secondary role and sometimes involving family members in their schoolwork. Finally, the AlfaMais Program's training activities, lacking better organization, negatively impact the teachers' working time. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Letramento Alfabetização Prática de ensino |
Orientador(es): | Viegas, Moacir Fernando |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
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