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http://hdl.handle.net/11624/4108
Autor(es): | Carmo Neto, José Barbosa do |
Título: | Neoliberalismo e conservadorismo na militarização escolar : o caso das escolas cívico-militares em Goiás. |
Data do documento: | 2025 |
Protocolo CEP: | 26/06/2025 - 75.555-000 |
Resumo: | O objetivo desta dissertação é analisar como os discursos neoliberais e conservadores se manifestam no processo de implementação das escolas cívico-militares, com foco na Escola Cívico-Militar de Vicentinópolis, em Goiás. O referencial teórico-metodológico baseia-se nas contribuições de Michel Foucault, além de autores como Thomas Lemke, Kamila Lockmann, Pierre Dardot e Christian Laval, que discutem a governamentalidade e suas implicações na educação. A pesquisa fundamenta-se na análise documental dos principais registros da escola, como o Projeto Político-Pedagógico (PPP) e o Regimento Escolar, a fim de identificar como os discursos neoliberais e conservadores são incorporados à proposta educacional. Os resultados evidenciam que esses documentos reforçam princípios como disciplina, hierarquia, civismo e patriotismo, ao mesmo tempo em que limitam a possibilidade de uma educação democrática e participativa. A análise revela ainda que a governamentalidade neoliberal se manifesta no modelo de gestão da escola, pautado na responsabilização individual, na busca por eficiência e no controle rigoroso do desempenho. Esses elementos contribuem para a construção de um ambiente que restringe a criatividade, a autonomia e a capacidade crítica dos estudantes. Dessa forma, a implementação das escolas cívico-militares em Goiás reflete uma tentativa de conciliar a lógica do desempenho e eficiência do neoliberalismo com o controle disciplinar típico do conservadorismo. Tal modelo educacional, ao priorizar conformidade e resultados mensuráveis, compromete a formação integral e crítica dos alunos. A pesquisa aponta, assim, para a necessidade de repensar os rumos da educação pública, propondo alternativas que valorizem uma formação crítica, plural e verdadeiramente democrática. |
Resumo em outro idioma: | The objective of this dissertation is to analyze how neoliberal and conservative discourses manifest themselves in the process of implementing civic-military schools, focusing on the Vicentinópolis Civic-Military School in Goiás. The theoretical and methodological framework is based on the contributions of Michel Foucault, as well as authors such as Thomas Lemke, Kamila Lockmann, Pierre Dardot and Christian Laval, who discuss governmentality and its implications for education. The research is based on the documentary analysis of the school’s main records, such as the Political-Pedagogical Project (PPP) and the School Regulations, in order to identify how neoliberal and conservative discourses are incorporated into the educational proposal. The results show that these documents reinforce principles such as discipline, hierarchy, civic spirit and patriotism, while limiting the possibility of a democratic and participatory education. The analysis also reveals that neoliberal governmentality is manifested in the school management model, based on individual accountability, the search for efficiency, and strict control of performance. These elements contribute to the construction of an environment that restricts students’ creativity, autonomy, and critical capacity. Thus, the implementation of civic-military schools in Goiás reflects an attempt to reconcile the logic of performance and efficiency of neoliberalism with the disciplinary control typical of conservatism. This educational model, by prioritizing conformity and measurable results, compromises the integral and critical education of students. The research thus points to the need to rethink the direction of public education, proposing alternatives that value a critical, plural, and truly democratic education. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Neoliberalismo Educação |
Orientador(es): | Silva, Mozart Linhares da |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
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