Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/4109
Autor(es): Diniz, Rodrigo Mota
Título: Para além da floresta : processos educativos a partir de representações midiáticas sobre a região Amazônica no portal de notícias G1.
Data do documento: 2025
Resumo: A Amazônia corresponde a uma região marcada por uma imensa biodiversidade e relevância sociocultural, em que muitas das vezes é apresentada de maneira simplificada nos meios de comunicação. Os processos educacionais por sua vez, exercem uma função essencial na desconstrução dessas visões difundidas e enviesadas, propiciando uma compreensão mais profunda em relação as dinâmicas socioambientais da região. Isto posto, as representações midiáticas em inúmeros casos tendem a ignorar as complexas relações abrangendo povos indígenas, comunidades tradicionais e o meio ambiente, fortalecendo narrativas que não levam em conta os saberes ancestrais. Sendo assim, educação e mídia passam a ser mecanismos centrais para formar percepções e ações em relação à Amazônia. Diante desse contexto o presente trabalho tem como objetivo problematizar os modos como a identidade cultural local é entendida e contribuir para a reflexão sobre as políticas que visam promover o desenvolvimento sustentável e a conservação ambiental na região amazônica, conhecendo um pouco mais acerca de sua realidade, e não apenas reduzindo-a conceitualmente. O estudo foi realizado por meio de revisão bibliográfica de artigos já publicados com diferentes abordagens, que serviram de base para a análise de matérias publicadas no portal online de notícias G1. Ao final do trabalho foi constatado que este estudo reforça a relevância da Amazônia como um ponto estratégico para o Brasil e o mundo, e que há muito a ser discutido sobre o tema e ainda, nota-se características de discursos neoliberais nos textos do sítio virtual. A área não é apenas uma fonte de biodiversidade ou um símbolo de luta ambiental, mas sim um lugar onde diferentes culturas, histórias e narrativas se entrelaçam. Com a convicção de que valorizar a Amazônia como um todo é uma tarefa urgente e indispensável, que requer colaboração de pesquisadores, educadores, gestores e toda a comunidade.
Resumo em outro idioma: The Amazon corresponds to a region marked by immense biodiversity and sociocultural significance, which is often portrayed in a simplified manner by the media. Educational processes, in turn, play an essential role in deconstructing these widespread and biased views, fostering a deeper understanding of the region’s socio-environmental dynamics. That said, media representations in many cases tend to ignore the complex relationships involving Indigenous peoples, traditional communities, and the environment, reinforcing narratives that disregard ancestral knowledge. Thus, education and media become central mechanisms for shaping perceptions and actions regarding the Amazon. In this context, the present study aims to problematize the ways in which local cultural identity is understood, promote the social inclusion of Indigenous peoples and traditional communities, and contribute to reflections on policies aimed at promoting sustainable development and environmental conservation in the Amazon region, by gaining a deeper understanding of its reality—not merely reducing it conceptually. The study was conducted through a literature review of previously published articles with different approaches, which served as the basis for analyzing news articles published on the G1 online news portal. At the end of the study, it was found that the research reinforces the importance of the Amazon as a strategic point for Brazil and the world. It also highlights that much remains to be discussed on the topic, and neoliberal discourse patterns were observed in the texts published on the website. The region is not merely a source of biodiversity or a symbol of environmental struggle, but rather a place where different cultures, histories, and narratives intertwine. There is a strong conviction that valuing the Amazon as a whole is an urgent and indispensable task—one that requires collaboration among researchers, educators, policymakers, and the broader community.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Educação
Neoliberalismo
Amazônia
Orientador(es): Souza, Camilo Darsie de
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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