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dc.contributor.authorLoureiro, Adalia Pinheiro-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleStewardship Brasil : desenvolvimento de estratégias educacionais na atenção primária à saúde para enfermeiros.pt_BR
dc.date.issued2025-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorCarneiro, Marcelo-
dc.contributor.advisorcoKoepp, Janine-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Promoção da Saúdept_BR
dc.description.abstractAntimicrobial resistance (AMR) emerges as a serious threat to global health, driven by the inappropriate use of antimicrobials and linked to millions of annual deaths. Its impacts on health systems and the economy reinforce the urgency fostering the professional development of Primary Health Care (PHC) nurses for the rational management of these drugs. The objective of this dissertation was to identify the educational strategies used to promote the continuing education of PHC nurses in the management of antimicrobials and to develop a continuing education prototype. Manuscript 1: Entitled "Health Education Strategies for Nurses in the Management of Antimicrobials: A Scope Review," examines a series of educational interventions employed to enhance antimicrobial management among nurses. The review highlights the effectiveness of digital interventions, such as online courses and interactive platforms, along with the need to integrate traditional methods, such as workshops, to maximize learning and practical application. In other words, a hybrid model seems to be the best methodology. The second part of the production consists of a technical product, which is the educational prototype in the format of a short course, entitled "Nursing and Antimicrobials: Good Practices in Primary Care." This technical product proposes a comprehensive training plan developed in five modules (40 hours), which begins with the basic foundations of antimicrobial resistance and advances to the clinical evaluation of patients, rational prescription of antibiotics, and patient monitoring and follow-up strategies. Using a hybrid approach that combines virtual classes (Moodle) with synchronous and asynchronous activities, the course seeks to equip nurses with the skills necessary for safe and effective practice in PHC.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherAtenção primária à saúdept_BR
dc.subject.otherEducação em saúdept_BR
dc.subject.otherEnfermagempt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/4121-
dc.date.accessioned2025-09-30T18:30:25Z-
dc.date.available2025-09-30T18:30:25Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA resistência antimicrobiana (RAM) emerge como uma grave ameaça à saúde global, impulsionada pelo uso inadequado de antimicrobianos e vinculada a milhões de mortes anuais. Seus impactos nos sistemas de saúde e na economia reforçam a urgência de promover o desenvolvimento profissional dos enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS) para o manejo racional desses fármacos. O objetivo desta dissertação foi identificar as estratégias educacionais utilizadas para promover a educação permanente dos profissionais enfermeiros da APS no gerenciamento de antimicrobianos e desenvolver um protótipo de programa de educação permanente." O manuscrito 1: Intitulado "Estratégias de Educação em Saúde para Enfermeiros no Manejo de Antimicrobianos: Uma Revisão de Escopo", examina uma série de intervenções educacionais empregadas para aprimorar o manejo de antimicrobianos entre enfermeiros. A revisão destaca a eficácia das intervenções digitais, como cursos online e plataformas interativas, juntamente com a necessidade de integrar métodos tradicionais, como workshops, para maximizar o aprendizado e a aplicação prática. Ou seja, um modelo híbrido parece ser a melhor metodologia. A segunda parte da produção compõe-se de um produto técnico, que é o protótipo educacional no formato de curso de curta duração, intitulado "Enfermagem e Antimicrobianos: Boas Práticas na Atenção Primária". Este produto técnico propõe um plano de educação permanente abrangente desenvolvido em cinco módulos (40 horas), que começa com os fundamentos básicos da resistência antimicrobiana e avança para a avaliação clínica de pacientes, prescrição racional de antibióticos, e estratégias de monitoramento e acompanhamento do paciente. Utilizando uma abordagem híbrida que combina aulas virtuais (Moodle) com atividades síncronas e assíncronas, o curso busca equipar os enfermeiros com as competências necessárias para a prática segura e eficaz na APS.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado e Doutorado

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