Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/4124
Autor(es): Vasconcelos, Sônia Clara Rodrigues
Título: Trabalho docente e trabalho doméstico : a sobrecarga de mães professoras que atuam na educação infantil no município de Caldas Novas, Goiás.
Data do documento: 2025
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo geral descrever e analisar os aspectos que caracterizam o trabalho docente e o trabalho doméstico das mães professoras que atuam na educação infantil no município de Caldas Novas, Goiás. Os objetivos específicos são: compreender como as docentes organizam as rotinas de cuidado e como isso interfere no equilíbrio entre vida pessoal e profissional; descrever as atividades que geram sobrecarga na vida cotidiana das professoras; analisar de que modo o trabalho docente se relaciona com o trabalho invisível, não remunerado, desempenhado no âmbito familiar. Com abordagem qualitativa, a pesquisa teve como participantes cinco mães professoras da rede municipal de ensino, selecionadas por serem efetivas e terem filhos de até 12 anos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais semiestruturadas e analisados via análise de conteúdo. Os resultados mostram que a sobrecarga é multidimensional. No trabalho, as professoras enfrentam longas jornadas, excesso de burocracia e insuficiência de tempo para planejamento, o que as obriga a estender o trabalho ao espaço doméstico. No lar, a responsabilidade pelo cuidado dos filhos e afazeres é predominantemente das mulheres. Esta interconexão entre trabalho na escola e no espaço doméstico, a qual invade o tempo de descanso e autocuidado, gera sobrecarga física e mental, angústia, culpa e percepção de falha constante. A sobrecarga é ainda mais intensa devido à invisibilidade e naturalização do trabalho de cuidado, visto como obrigação feminina, desvalorizando-o nas esferas pública e privada. Sugere-se a implementação de políticas públicas que objetivem reduzir a carga burocrática, ampliar o tempo para planejamento na escola e que fortaleçam o apoio profissional, além da promoção de uma divisão equitativa das responsabilidades de cuidado, visando o bem-estar e a valorização das trabalhadoras docentes.
Resumo em outro idioma: This dissertation aims to describe and analyze the aspects that characterize the teaching and domestic work of mothers who work in early childhood education in the municipality of Caldas Novas, Goiás. The specific objectives are: to understand how teachers organize their caregiving routines and how this impacts their work-life balance; to describe the activities that create overload in teachers' daily lives; and to analyze how teaching relates to the invisible, unpaid work performed within the family. Using a qualitative approach, the research involved five mothers who are teachers in the municipal school system, selected for their tenure and for having children up to 12 years old. Data were collected through individual semi-structured interviews and analyzed using content analysis. The results show that overload is multidimensional. At work, teachers face long hours, excessive bureaucracy, and insufficient time for planning, which forces them to extend their work into the domestic sphere. At home, the responsibility for childcare and household chores falls predominantly to women. This interconnection between schoolwork and homework, which encroach on rest and self-care time, generates physical and mental overload, anguish, guilt, and a constant sense of failure. This overload is even more intense due to the invisibility and naturalization of care work, seen as a female obligation, devaluing it in both the public and private spheres. We suggest implementing public policies that aim to reduce bureaucratic burdens, increase planning time at school, and strengthen professional support, in addition to promoting an equitable division of caregiving responsibilities, aiming for the well-being and appreciation of female teachers.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Professores de educação infantil
Educação de crianças
Trabalho
Orientador(es): Viegas, Moacir Fernando
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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