Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/4125
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dc.contributor.authorCarvalho, Marcos Perpetuo de-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEducação, percepções e reinserção social : um estudo com jovens e adultos privados de liberdade na penitenciária Odenir Guimarães (Aparecida de Goiânia).pt_BR
dc.date.issued2025-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSimon, Everton Luiz-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractPrisons, within the modern context, fulfill a dual function: they remove individuals who transgress social norms and, when possible, seek to prepare them for reintegration into society. However, the effectiveness of this process depends largely on the existence of effective educational policies that are integrated into the daily life of the prison environment. The present dissertation, entitled “Education in the Context of Deprivation of Liberty: Perceptions and Contributions to the Social Reintegration of Young and Adult Inmates at the Odenir Guimarães Penitentiary in Aparecida de Goiânia,” aims to understand how the implementation of educational programs impacts motivation, life perception, and social transformation among incarcerated individuals in this specific context. The specific objectives include analyzing changes in the life perceptions of students, mapping the educational policies implemented (both formal and non-formal), and identifying the motivations and perceptions of inmates regarding education in prison. The methodology adopted in this research comprised documentary analysis, participant observation, and semi-structured interviews, involving both inmates participating in educational activities and teachers working at the institution. The empirical field was the Coronel Odenir Guimarães Prison Complex, in Aparecida de Goiânia, with participants selected through convenience sampling. The data collected were organized into thematic categories and analyzed qualitatively, prioritizing a comprehensive understanding of the educational phenomenon and trajectories of resocialization. The results indicated that education in prison contributes to the re-signification of life projects, promotes paradigm shifts, and facilitates the reconstruction of social ties, even though institutional and structural challenges persist. The inmates highlighted education as a fundamental tool for citizenship, self-esteem strengthening, skills development, and increased chances of integration into the labor market. Nevertheless, limitations such as scarce resources, social stigma, and the turnover of educational programs were identified as obstacles to the full realization of this right. It is concluded, therefore, that education in contexts of deprivation of liberty plays a decisive role in social reintegration, provided it is grounded in integrated public policies, emancipatory pedagogical practices, and the appreciation of the uniqueness of each subject. The study recommends improving institutional conditions, expanding access to educational programs, and strengthening the dialogue among prison staff, educators, and civil society, aiming to consolidate education as a human right and an instrument of social transformation.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subject.otherEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.otherEducação e estadopt_BR
dc.subject.otherRessocializaçãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/4125-
dc.date.accessioned2025-10-03T13:41:49Z-
dc.date.available2025-10-03T13:41:49Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoAs prisões, dentro do contexto moderno, exercem dupla função: afastam indivíduos que transgridem as normas sociais e, quando possível, buscam prepará-los para a reintegração à sociedade. Entretanto, a eficácia desse processo depende, em grande medida, da existência de políticas educacionais efetivas e integradas ao cotidiano prisional. A presente dissertação, intitulada “Educação em contexto de privação de liberdade: percepções e contribuições para a reinserção social dos jovens e adultos privados de liberdade da Penitenciária Odenir Guimarães em Aparecida de Goiânia”, tem como objetivo central compreender como a implementação de programas educacionais impacta a motivação, a percepção de vida e a transformação social dos indivíduos privados de liberdade nesse contexto específico. Os objetivos específicos incluem analisar as mudanças na percepção de vida dos estudantes, levantar as políticas educacionais implementadas (formais e não-formais) e identificar motivações e percepções dos internos sobre a educação no cárcere. A metodologia adotada nesta pesquisa consistiu em análise documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas, abrangendo tanto internos que participam das atividades educacionais quanto docentes atuantes na instituição. O campo empírico foi o Complexo Prisional Coronel Odenir Guimarães, em Aparecida de Goiânia, sendo selecionados participantes por amostragem de conveniência. Os dados coletados foram organizados em categorias temáticas e analisados qualitativamente priorizando a compreensão ampliada do fenômeno educativo e das trajetórias de ressocialização. Os resultados evidenciaram que a educação no cárcere contribui para a ressignificação de projetos de vida, promove mudanças de paradigma e favorece a reconstrução de vínculos sociais, ainda que persistam desafios institucionais e estruturais. Os internos destacaram a educação como instrumento fundamental para a cidadania, fortalecimento da autoestima, desenvolvimento de habilidades e aumento das chances de inserção no mercado de trabalho. Contudo, limitações como precariedade de recursos, estigma social e rotatividade de programas educacionais foram apontadas como obstáculos à plena efetivação desse direito. Conclui-se, portanto, que a educação em contextos de privação de liberdade possui papel decisivo para a reinserção social, desde que fundamentada em políticas públicas integradas, práticas pedagógicas emancipadoras e valorização da singularidade dos sujeitos. O estudo recomenda o aprimoramento das condições institucionais, a ampliação do acesso a programas educacionais e o fortalecimento do diálogo entre agentes penitenciários, educadores e sociedade civil, visando consolidar a educação como direito humano e instrumento de transformação social.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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