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http://hdl.handle.net/11624/4126
Autor(es): | Almeida, Yêda Danniely Quintiliano |
Título: | A simbologia da comida entre mulheres ciganas : saberes, rituais e memórias. |
Data do documento: | 2025 |
Resumo: | A presente dissertação investigou as memórias, sentidos, saberes e rituais alimentares entre mulheres ciganas, com abordagem fundamentada nos princípios da educação e cultura popular. O objetivo principal foi compreender os processos de partilha de saberes nas práticas alimentares dessas mulheres, além de mapear as práticas alimentares e entender seus rituais e significados culturais. O referencial teórico abrange os campos da educação popular, saberes e cultura popular, memória e alimentação, sendo sustentado por autores como Freire, Brandão e Poulain. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizando procedimentos de escritas narrativas. A produção dos textos foi realizada na Escola Municipal Onildes de Fátima da Rocha, em Caldas Novas - GO, com mulheres ciganas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As narrativas foram registradas em cadernos individuais e as atividades pedagógicas basearam-se em temas geradores que envolveram memórias e experiências relacionadas à alimentação. A análise dos dados, desenvolvida a partir da Análise Textual Discursiva (ATD), seguiu as etapas de unitarização, categorização e produção de metatextos. A unitarização envolveu a fragmentação dos textos em unidades de significado, enquanto a categorização agrupou unidades similares. Na última etapa, foram produzidos metatextos para articular os dados coletados e as teorias, proporcionando uma compreensão mais aprofundada do fenômeno. Os resultados revelam que a partilha de saberes alimentares se manifesta como um processo pedagógico informal, intergeracional e corporificado, centrado na cozinha como espaço de transmissão de conhecimentos técnicos, práticos, afetivos e ritualísticos. Essa partilha garante não apenas a segurança alimentar e a reprodução da ordem social, mas também atua como um potente mecanismo de preservação da memória coletiva e de resistência cultural, afirmando a identidade cigana e o protagonismo feminino na manutenção de suas tradições. |
Resumo em outro idioma: | This dissertation investigates the memories, meanings, knowledge, and food rituals among Romani (Cigana) women, employing an approach grounded in the principles of popular education and popular culture. The main objective was to understand the processes of knowledge sharing within the food practices of these women, as well as to map these food practices and comprehend their rituals and cultural meanings. The theoretical framework encompasses the fields of popular education, popular knowledge and culture, memory, and food studies, supported by authors such as Freire, Brandão, and Poulain. The research adopted a qualitative and descriptive approach, employing narrative writing procedures. The production of texts was conducted at the Onildes de Fátima da Rocha Municipal School in Caldas Novas, GO, with Romani women from the Youth and Adult Education (EJA) program. The narratives were recorded in individual notebooks, and the pedagogical activities were based on generative themes involving memories and experiences related to food. The data analysis, developed from Discursive Textual Analysis (ATD), followed the stages of unitarization, categorization, and the production of metatexts. Unitarization involved fragmenting the texts into units of meaning, while categorization grouped similar units. In the final stage, metatexts were produced to articulate the collected data with the theoretical framework, providing a deeper understanding of the phenomenon. The results reveal that the sharing of food knowledge manifests as an informal, intergenerational, and embodied pedagogical process, centered in the kitchen as a space for the transmission of technical, practical, affective, and ritualistic knowledge. This sharing ensures not only food security and the reproduction of the social order but also acts as a powerful mechanism for the preservation of collective memory and cultural resistance, affirming Romani identity and female protagonism in the maintenance of their traditions. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Educação popular Cultura popular Culinária Mulheres |
Orientador(es): | Simon, Everton Luiz |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
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