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dc.contributor.authorLimberger, Fernanda Machado-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA plataforma do meu INSS como um desafio à garantia de acesso aos serviços públicos previdenciários.pt_BR
dc.date.issued2024-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorAntonello, Josiane Borghetti-
dc.degree.departmentCurso de Direitopt_BR
dc.description.abstractThe research focuses on investigating the impact of the digitalization of Social Security services, especially through the Meu INSS platform, and how this affects the accessibility of insured individuals, especially those who face difficulties in using new technologies. In this sense, in order to analyze Social Security and its applicability in the services provided by the INSS, especially regarding the digitalization of services, the following problem was proposed: is the Meu INSS platform accessible to everyone? The general objective of the study is to analyze how digitalization affects access to social security services. The specific objectives were organized as follows: initially, the social security system in Brazil is addressed; then, the Meu INSS platform is discussed; and, finally, the accessibility of the platform by beneficiaries is addressed. The justification for the study is the mandatory use of the digital platform to request social security benefits, especially by the elderly and people with little experience with technologies. In terms of methodology, the research adopts the deductive research method, with a bibliographic focus, consulting literary works and articles on the internet to map the challenges faced by insured individuals when using the Meu INSS platform. The results indicate that, although the digitalization of social security services has contributed to reducing queues and facilitating access for part of the population, it also presents significant barriers, worsening the exclusion of people who depend on social security services. The conclusion of the study suggests that the provision of INSS services should be complemented by the workforce of civil servants to ensure greater approval of applications, also guaranteeing accessibility and inclusion, avoiding digital exclusion and ensuring that all insured individuals have their rights guaranteed, regardless of their technological skills.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherAposentadoriapt_BR
dc.subject.otherPrevidência socialpt_BR
dc.subject.otherTecnologia e direitopt_BR
dc.subject.otherInclusão digitalpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/4129-
dc.date.accessioned2025-10-07T18:55:57Z-
dc.date.available2025-10-07T18:55:57Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA pesquisa se concentra em investigar o impacto da digitalização dos serviços da Previdência Social, especialmente através da plataforma Meu INSS, e como isso afeta a acessibilidade dos segurados, em particular aqueles que enfrentam dificuldades com o uso de novas tecnologias. Nesse sentido, de modo a analisar a Previdência Social e a sua aplicabilidade nos serviços prestados pelo INSS, em especial, acerca da digitalização dos serviços, propôs-se a seguinte problemática: a plataforma do Meu INSS é acessível para todos? O objetivo geral do estudo é analisar como a digitalização afeta o acesso aos serviços previdenciários. Os objetivos específicos foram organizados da seguinte forma: inicialmente, aborda-se o sistema previdenciário no Brasil; em seguida, discute-se a plataforma Meu INSS; e, por fim, trata-se da acessibilidade da plataforma pelos beneficiários. A justificativa para o estudo está na obrigatoriedade do uso da plataforma digital para solicitar benefícios previdenciários, especialmente por parte de idosos e pessoas com pouca experiência em tecnologias. Em termos de metodologia, a pesquisa adota o método de pesquisa dedutivo, com enfoque bibliográfico, consultando obras literárias e artigos da internet para mapear os desafios enfrentados pelos segurados na utilização da plataforma Meu INSS. Os resultados indicam que, embora a digitalização dos serviços previdenciários tenha contribuído para a redução das filas e facilitado o acesso para parte da população, ela também apresenta barreiras significativas, agravando a exclusão de pessoas que dependem dos serviços previdenciários. A conclusão do estudo sugere que as prestações de serviços do INSS, devem ser complementadas com a mão de obra dos servidores para garantir maior aprovação nos requerimentos, garantindo também acessibilidade e inclusão, evitando a exclusão digital e assegurando que todos os segurados tenham seus direitos garantidos, independentemente de suas habilidades tecnológicas.pt_BR
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