Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/4137
Autor(es): Reis, Jaqueline Ferreira dos
Título: Travessia, o percurso de professores na vivência de círculos de construção de paz para a promoção de saúde mental : a justiça restaurativa como política pública.
Data do documento: 2025
Protocolo CEP: 6.556.584 de 05 de dezembro de 2023
Resumo: A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, em 2022, sua maior revisão mundial sobre saúde mental desde a virada do século. Os dados alarmantes referentes à saúde mental revelaram que, em 2019, quase um bilhão de pessoas viviam com algum transtorno mental, sendo a principal causa de incapacidade. O relatório chama todos os países a acelerarem a implementação do Plano de Ação Integral de Saúde Mental 2013–2030. No Brasil, em março de 2023, foi aprovada a proposta de criação da Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares, sendo um dos objetivos garantir à comunidade escolar - professores, funcionários, estudantes e familiares - cuidados em saúde mental. Em 2023 também foi instituído o Ano da Justiça Restaurativa na Educação. Diante deste cenário, surge a necessidade de pensar estratégias para promover a saúde mental dos professores, e a Justiça Restaurativa (JR), através dos Círculos de Construção de Paz (CCP), se torna uma alternativa, pois o CCP oferece espaço seguro e de acolhimento capaz de suprir necessidades mais básicas do ser humano, de significado e pertencimento e o seu potencial pode contribuir para curar as pessoas. Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa intervenção, com o objetivo de investigar se os CCP contribuem como estratégia de promoção da saúde mental dos professores. O grupo pesquisado foi composto por trinta e dois professores de duas escolas municipais da região metropolitana de Porto Alegre, que participaram das três etapas de campo: de sensibilização, de vivência de Círculos de Construção de Paz e de avaliação. A intervenção com os círculos foi através de cinco encontros, cada um com um tema mobilizador, tendo como palavras chaves: força, afetividade, realizações, oportunidades e luz, formando com as iniciais a palavra FAROL que dá origem ao nome do programa criado para a aplicação dos círculos. Os dados foram produzidos através das narrativas dos professores e foram analisados pelos princípios e pressupostos dos Círculos de Construção de Paz e com análise de conteúdo de Bardin(2016). A intervenção deu origem ao produto técnico e assim foi elaborado um Guia para Facilitadores de CCP da JR com o Programa FAROL, para auxiliar facilitadores na aplicação de círculos para promoção de saúde mental em outros territórios. Há evidências consistentes do impacto positivo dos CCP na redução de ansiedade e estresse, bem como no aumento de autoconhecimento e bem-estar. A experiência com os círculos impactaram significativamente os professores e se mostrou eficiente na promoção da saúde mental. Por sua capacidade de abrangência e replicabilidade pode se tornar uma ferramenta poderosa para políticas públicas na construção de comunidades mais saudáveis, trazendo um novo paradigma para a utilização dos Círculos de Construção de Paz. Este estudo está vinculado ao Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) na linha de pesquisa Práticas Sociais, Organizações e Cultura com área de concentração em Saúde Mental e Práticas sociais.
Resumo em outro idioma: In 2022, the World Health Organization (WHO) released its most comprehensive global review of mental health since the turn of the century. Alarming data revealed that, in 2019, nearly one billion people were living with some form of mental disorder, making it the leading cause of disability worldwide. The report urged all countries to accelerate the implementation of the Comprehensive Mental Health Action Plan 2013–2030. In Brazil, in March 2023, the proposal to establish the National Policy for Psychosocial Care in School Communities was approved, with one of its main objectives being to guarantee mental health care for school communities— teachers,staff,students, and families. Thatsame year was also designated asthe Year of Restorative Justice in Education. Given this context, it is necessary to devise strategies to promote teachers’ mental health, and Restorative Justice (RJ), through Peacebuilding Circles (PBCs), emerges as a viable alternative. PBCs provide a safe and welcoming environment capable of meeting fundamental human needs— meaning and belonging—and their potential contributes to healing processes. This study presents the results of an intervention aimed at investigating whether PBCs contribute to strategies for promoting teachers’ mental health. The research group consisted of thirty-two teachers from two municipal schools in the Porto Alegre metropolitan region, who participated in three stages: awareness-raising, participation in Peacebuilding Circles, and evaluation. The intervention consisted of five meetings, each organized around a mobilizing theme with the keywords: strength, affection, achievements, opportunities, and light, forming the acronym FAROL (“Lighthouse”), which gave its name to the program developed for implementing the circles. Data were collected through teachers’ narratives and analyzed using the principles and assumptions of Peacebuilding Circles, as well as Bardin’s (2016) content analysis. The intervention resulted in a technical product: the development of a Guide for RJ PBC Facilitators within the FAROL Program, designed to support facilitators in implementing circles to promote mental health in other contexts. There is consistent evidence of the positive impact of PBCs in reducing anxiety and stress, while enhancing self-awareness and well-being. The experience with the circles had a significant impact on teachers and proved effective in promoting mental health. Due to their comprehensiveness and replicability, Peacebuilding Circles can become a powerful tool for public policy in fostering healthier communities, offering a new paradigm for their application.This study is linked to the Professional Master’s Program in Psychology at the University of Santa Cruz do Sul (UNISC), within the research line Social Practices, Organizations, and Culture, with a concentration in Mental Health and Social Practices.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Saúde mental
Justiça restaurativa
Política pública
Orientador(es): Saraiva, Eduardo Steindorf
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia - Mestrado

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