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dc.contributor.authorGabriel, Rosângela-
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA aquisição das construções passivas em português e inglês : um estudo translingüístico.pt_BR
dc.date.issued2001-
dc.degree.localPorto Alegrept_BR
dc.contributor.advisorPoersch, José Marcelino-
dc.contributor.advisorcoPlunkett, Kim-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.abstractThis doctoral thesis attempts to contribute to the understanding of the nature of language and mind by studying a single linguistic phenomenon, examined from several angles. This phenomenon is the passive construction, focus of considerable interest in psycholinguistic research in the last decades. Located in the field of language acquisition, this investigation aims to shed light on the following question: How do children learn the passive constructions? To do this, two techniques have been used: analysis of empirical data and computer simulation of neural processing. The empirical data comes from four studies, that differ from others mainly because of the following: 1 – Both comprehension and production of active and passive constructions were tested; 2 – The same techniques testing comprehension and production were used with English and Portuguese monolingual native speakers; 3 – Both children, aged 3 to 10, and adults were tested, constituting a sample of more than 300 subjects. The crosslinguistic results provided evidence for modelling the acquisition and processing of passive constructions in a computer neural network. A connectionist neural network was built, relying on the assumption that learning is based on associative processes involving modifiable synaptic weights and connections between networks of simple computing units. The research stresses the need for constant interchange between empirical data, neurological findings and computational techniques. Together, this information provides a comprehensive and valid strategy for investigating complex cognitive domains such as the acquisition of human language.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherAquisição de linguagempt_BR
dc.subject.otherPsicolinguísticapt_BR
dc.subject.otherCiências cognitivaspt_BR
dc.subject.otherEmpirismopt_BR
dc.subject.otherMétodos de simulaçãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/413-
dc.date.accessioned2015-08-05T17:26:33Z-
dc.date.available2015-08-05T17:26:33Z-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta tese de doutorado procura contribuir para a compreensão da natureza da linguagem e do cérebro através do estudo de um único fenômeno lingüístico, examinado sob diversos ângulos. Esse fenômeno é a construção passiva, foco de considerável interesse na pesquisa psicolingüística nas últimas décadas. Inserida nos estudos de aquisição da linguagem, esta investigação objetiva lançar luz sobre a seguinte questão: Como as crianças aprendem as construções passivas? Para isso, duas técnicas são utilizadas: análise de dados empíricos e simulação em computador do processamento neuronial. Os dados empíricos vêm de quatro estudos, que distinguem-se de outros em três aspectos: 1- Foram testadas tanto a compreensão quanto a produção de construções ativas e passivas; 2 - Foram aplicadas as mesmas técnicas de testagem de compreensão e produção a falantes monolíngües de português e inglês; 3 - Foram ouvidas crianças, com idade variando dos 3 aos 10 anos, e adultos, numa amostra constituída de mais de 300 sujeitos. Os resultados dos estudos translingüísticos forneceram subsídios para a construção de um modelo de rede neuronial em computador que procura simular a aquisição e processamento das construções passivas. O modelo de rede escolhido é conexionista, um paradigma teórico que assume que a aprendizagem é baseada em processos associativos envolvendo a modificação dos pesos sinápticos. A pesquisa conduzida ressalta a necessidade constante de agregar dados empíricos, descobertas neurológicas e técnicas computacionais. Juntas, essas informações oferecem uma estratégia abrangente e valiosa para investigar domínios cognitivos complexos como a aquisição da linguagem humana.pt_BR
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