Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/414
Autor(es): Metz, Eloy Maury
Título: Aplicação da metaheurística busca em vizinhança variável no fretamento de ônibus intermunicipais.
Data do documento: 2011
Resumo: Na grande maioria das cidades do Brasil, o transporte coletivo por ônibus é o único meio de transporte público disponível para a população. Em cidades com maior número de habitantes, o grande número de veículos causa problemas no trânsito, como congestionamentos e poluição ambiental. Desta forma, verifica-se a necessidade de fomentar o transporte coletivo por ônibus. Uma medida que pode ser tomada, visando aumentar a utilização dos ônibus como transporte preferencial, é a redução de custos das tarifas. Como uma das maiores parcelas no custo das tarifas é o salário dos motoristas e cobradores, uma escala de trabalho adequada e eficiente poderia diminuir sensivelmente estes custos. O problema da escala diária de tripulantes consiste na atribuição da tarefa de condução dos veículos pelas tripulações, de tal forma que todas as viagens realizadas por uma empresa sejam executadas com o menor custo possível. O processo de escala é uma etapa de fundamental importância no planejamento das operações para uma empresa do setor de transporte coletivo e pertence à classe de problemas de difícil solução, cuja função de tempo computacional necessário para a resolução é não polinomial. Inúmeros métodos e técnicas têm sido aplicados para resolver tal problema, mostrando resultados bem variados. Este trabalho faz uso de um software específico desenvolvido para a geração da escala intermunicipal e, após, aplica uma metaheurística denominada Busca em Vizinhança Variável (VNS - Variable Neighborhood Search), para solucionar o problema dos ajustes das viagens de fretamento, com o objetivo de obter soluções melhores que as geradas hoje para os problemas reais. Durante a realização deste trabalho, foi desenvolvido um sistema computacional abordando o processo de geração da escala para as linhas regulares, para as linhas de turismo e para os fretamentos. São apresentados resultados dos experimentos computacionais com dados reais de uma empresa de transporte coletivo local. Foi empregado um método exato para a geração de soluções e os resultados obtidos apresentam um ganho em comparação com as soluções obtidas pela metodologia atualmente empregada no processo de geração da escala pela empresa.
Resumo em outro idioma: In the vast majority of cities in Brazil, the bus transportation is the only public transportation available to the population. In cities with more inhabitants, the number of vehicles in traffic causes problems such as congestions and environmental pollution. Thus, there is a need to encourage bus transportation. A measure that can be taken in order to increase the use of the bus as preferred transport is the cost reduction of tariffs. As one of the biggest shares in the cost of the salary rates of drivers and conductors, a range of appropriate and effective work could significantly reduce these costs. The problem of scale daily crew consists in assigning the task of driving of vehicles by the crews, so that all trips made by a company to run with the lowest possible cost. The process of scale is a crucial step in the planning of operations for a company in the transportation and belongs to the class of problems difficult to solve, whose function of computational time for the resolution is not polynomial. Numerous methods and techniques have been applied to solve this problem, showing widely varying results. This work makes use of a specific software developed for the generation of inter-scale and, afterwards, apply a metaheuristic called Variable neighborhood search (VNS - Variable Neighborhood Search), to solve the problem of adjustments for charter trips, in order to obtain better solutions than those related to the real problems today. During this work, we developed a computer system by addressing the process of generation of the scale for the regular lines, lines for tourism and for charter. Are presented results of computational experiments with real data from a local transportation company. An exact method was used to generate solutions and the results show a gain in comparison with the solutions obtained by the methodology currently employed in the generation of the scale by the company.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Transporte urbano
Horário de trabalho flexível
Software - Desenvolvimento
Orientador(es): Frozza, Rejane
Coorientador(es): Furtado, João Carlos
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais – Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EloyMetz.pdf4.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons