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http://hdl.handle.net/11624/4145| Autor(es): | Silva, Maicon da |
| Título: | Cocriação de valor em instituições de ensino superior do COMUNG/RS : uma possibilidade de desenvolvimento organizacional multidimensional. |
| Data do documento: | 2025 |
| Resumo: | A tese investiga o papel das instituições comunitárias de ensino superior (ICES) no processo de desenvolvimento regional, a partir da perspectiva da cocriação de valor como estratégia organizacional, social e territorial. Parte-se da problematização das relações entre universidade, sociedade e território, destacando as ICES como agentes relevantes para o fortalecimento de dinâmicas regionais. A pesquisa propõe compreender como práticas de cocriação de valor no contexto educacional contribuem para o desenvolvimento organizacional dessas instituições e, por consequência, para o desenvolvimento regional. O referencial teórico articula dimensões do pensamento organizacional crítico, do desenvolvimento regional e da lógica dominante de serviços, com ênfase na cocriação de valor e em suas interfaces com o ensino superior. A metodologia adota uma abordagem qualitativa, com estudos de caso nas universidades comunitárias Unijuí e Univates, localizadas no Sul do Brasil. Os procedimentos metodológicos contemplam a coleta e análise de dados documentais e empíricos, permitindo mapear práticas institucionais em interação com diferentes stakeholders territoriais. Os resultados demonstram que a cocriação de valor, quando incorporada à missão institucional das ICES, fortalece processos de desenvolvimento organizacional sustentado em compromissos sociais, além de ampliar a capacidade de geração de impacto regional. A pesquisa evidencia que tais práticas podem atuar como mecanismos de articulação entre ensino, pesquisa, extensão e demandas sociais, gerando arranjos inovadores que favorecem a inclusão, a corresponsabilidade e a territorialização das políticas educacionais.Conclui-se que a cocriação de valor no contexto das ICES não apenas promove transformações internas, mas também potencializa o seu papel como vetor de desenvolvimento regional, sendo uma estratégia relevante para reconfigurar as relações entre educação superior e sociedade em contextos periféricos ou de baixa densidade institucional. |
| Resumo em outro idioma: | The thesis investigates the role of community higher education institutions (ICES) in the regional development process, from the perspective of value co-creation as an organizational, social and territorial strategy. It starts with the problematization of the relations between university, society and territory, highlighting ICES as relevant agents for the strengthening of regional dynamics. The research proposes to understand how value co creation practices in the educational context contribute to the organizational development of these institutions and, consequently, to regional development. The theoretical framework articulates dimensions of critical organizational thinking, regional development and the dominant logic of services, with an emphasis on the co-creation of value and its interfaces with higher education. The methodology adopts a qualitative approach, with case studies at the community universities Unijuí and Univates, located in southern Brazil. The methodological procedures include the collection and analysis of documentary and empirical data, allowing the mapping of institutional practices in interaction with different territorial stakeholders. The results demonstrate that value co-creation, when incorporated into the institutional mission of ICES, strengthens organizational development processes sustained by social commitments, in addition to expanding the capacity to generate regional impact. The research shows that such practices can act as mechanisms for articulating teaching, research, extension and social demands, generating innovative arrangements that favor inclusion, co-responsibility and the territorialization of educational policies. It is concluded that the co-creation of value in the context of ICES not only promotes internal transformations, but also enhances their role as a vector of regional development, being a relevant strategy for reconfiguring the relations between higher education and society in peripheral contexts or those with low institutional density. |
| Nota: | Inclui bibliografia. |
| Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
| Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional |
| Tipo de obra: | Tese de Doutorado |
| Assunto: | COMUNG Desenvolvimento regional |
| Orientador(es): | Deponti, Cidonea Machado |
| Coorientador(es): | Fontoura, Fernando Batista Bandeira da |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado |
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