Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/4152
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMüller, Marieli Elena-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleRepertórios educativos do movimento sindical da agricultura familiar : uma análise a partir do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol e Herveiras.pt_BR
dc.date.issued2025-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorCadoná, Marco André-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.description.abstractThis master's dissertation investigates the repertoires of educational actions developed in the family farming union movement, focusing on the actions of the Family Farm Workers Union of Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol and Herveiras. The study explores how educational projects, pedagogical concepts, educational strategies and the subjects in education are defined and redefined throughout the different phases of mobilization and struggles of the union movement. The rural union movement, especially that linked to family farming in Brazil, aims to organize, mobilize and defend the interests of various segments of rural workers, including men, women, LGTQIAP+ people and other groups with different identities and ways of life. The study highlights that union actions, in addition to political mobilization, also have an educational character, providing sociopolitical training to workers and their communities. The dissertation also addresses how the trade union movement, with its multi-scale structure (unions, federations and confederations), facilitates the mobilization of different social groups, with special emphasis on rural youth, who develop training and mobilization agendas at various organizational scales. The research is based on the idea that education in the countryside is not limited to formal schooling, but is present in all forms of socialization and educational practices experienced by workers in the trade union context. Three main directions are addressed: 1) the historicity of union activity as a space for education, 2) the impact of the leading role of women and young people in union actions and in the construction of education in the countryside, and 3) the relationship of the union movement with regional development, analyzing how social struggles are territorialized and how the movement influences the educational dynamics in family farming. The methodology adopted is based on historical materialism, using a survey of documents and interviews with union leaders and rural workers. The dissertation is divided into two parts: the first, theoretical, deals with CONTAG and the union movement in rural areas, education in the countryside and the educational repertoires of the movement; and the second, empirical, analyzes the Unions of Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol and Herveiras, the mobilization cycles and the educational repertoires in the different phases of the movement, culminating in the analysis of collective mobilization and the educational repertoires in the National Festival of Rural Youth.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherAgricultura familiarpt_BR
dc.subject.otherEducação ruralpt_BR
dc.subject.otherSindicatos - Trabalhadores ruraispt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/4152-
dc.date.accessioned2025-12-16T19:27:54Z-
dc.date.available2025-12-16T19:27:54Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta Dissertação de Mestrado é resultado de uma investigação sobre os repertórios das ações educativas desenvolvidas no movimento sindical de agricultores familiares, com foco nas ações do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol e Herveiras. Analisa-se como os projetos educativos, as concepções pedagógicas, as estratégias educacionais e os sujeitos em educação se definem e se redefinem ao longo das diferentes fases de mobilização e lutas do movimento sindical. O movimento sindical rural, especialmente o vinculado à agricultura familiar no Brasil, visa organizar, mobilizar e defender os interesses de diversos segmentos de trabalhadores rurais, incluindo homens, mulheres, pessoas LGTQIAP+ e outros grupos com diferentes identidades e modos de vida. O estudo destaca que as ações sindicais, além de mobilização política, também têm um caráter educativo, proporcionando uma formação sociopolítica aos trabalhadores e suas comunidades. A dissertação também aborda como o movimento sindical, com sua estrutura multiescalar (sindicatos, federações e confederação), facilita a mobilização de diferentes grupos sociais, com especial ênfase nas juventudes rurais, que desenvolvem agendas de formação e mobilização em várias escalas organizacionais. A pesquisa se baseia na ideia de que a educação no campo não se limita à escolarização formal, mas está presente em todas as formas de socialização e práticas educativas vivenciadas pelos trabalhadores no contexto sindical. Três direções principais são abordadas: 1) a historicidade da atuação sindical como espaço de educação, 2) a repercussão do protagonismo de mulheres e jovens nas ações sindicais e na construção de uma educação no campo, e 3) a relação do movimento sindical com o desenvolvimento regional, analisando como as lutas sociais são territorializadas e como o movimento influencia a dinâmica educativa na agricultura familiar. A metodologia adotada é baseada no materialismo histórico, utilizando levantamento de documentos e entrevistas com dirigentes sindicais e trabalhadores rurais. A dissertação é dividida em duas partes: a primeira, teórica, trata da CONTAG e do movimento sindical no meio rural, da educação no campo e dos repertórios educativos do movimento; e a segunda, empírica, analisa o Sindicato de Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol e Herveiras, os ciclos de mobilização e os repertórios educativos nas diferentes fases do movimento, culminando na análise da mobilização coletiva e dos repertórios educacionais no Festival Nacional da Juventude Rural.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Marieli Elena Muller.pdf1.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons