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http://hdl.handle.net/11624/4153| Autor(es): | Moura, Onorio Isaias de |
| Título: | Jamré, o princípio da educação Kaingang : a recriação da vida de Kamé e Kanhru. |
| Data do documento: | 2025 |
| Resumo: | Nesta pesquisa evidencio o Jamré como princípio da educação Kaingang enquanto oposição e complementaridade, que constitui o amor incondicional para uma recriação da vida. Proponho ampliar reflexões e aprofundamentos da educação Kaingang, na pesquisa e na produção científica acadêmica, por meio de uma relação intercultural de colaboração e de troca de saberes, de conhecimentos Kaingang como epistemologia, visando a compreensão do Jykre Kaingang, a partir das narrativas ancestrais. As narrativas são representadas pelo Kamé e Kanhru, que é o que organiza o povo Kaingang, estabelece os modos de ser e estar no mundo, a organização social, a cosmologia, a visão de mundo e as relações de parentesco como processos educativos. Busco evidenciar os modos de viver, os valores educacionais contidos nas narrativas ancestrais, sistematizados pelo kamé e Kanhru e o modo de educar, e o Jamré como um princípio integrador para a recriação da vida. Tenho como objetivos específicos abordar as contribuições do Jamré para as aprendizagens da educação Kaingang; os fundamentos da educação Kaingang, os sentidos do kakré e mã, a mãe como a pessoa acolhedora para uma educação na construção da família; evidenciar o Kanhkó como um céu que acolhe os Regré, os parentes e os povos que estão na terra; compreender o caminho de aprendizagens interculturais na educação básica a partir da narrativa ancestral Kaingang. A pesquisa tem como justificativa a necessidade de aprofundar o entendimento do Jamré como princípio da educação Kaingang, considerando a invisibilidade da história e da cultura dos povos indígenas, suas sabedorias, filosofias e ciências milenares, na sociedade e na academia. Os caminhos metodológicos constituem-se a partir da revisão bibliográfica de diferentes autores indígenas e dos fóg, a produção de escrita e da oralidade do saber Kaingang, evidenciando a complexidade da tradução e da entre tradução, levando em consideração as técnicas milenares de ensino e das aprendizagens por meio da oralidade. Como pesquisador e Kaingang, a inspiração metodológica é a autoetnografia colaborativa, buscando aprofundar conversas e encontros com os sábios Kaingang e a comunidade, na tradição da oralidade, por meio das rodas de conversas. Partindo do pressuposto da autoetnografia colaborativa, o diálogo com os anciãos, Kófas, Kujãs, estudiosos da língua, visando aprofundar a compreensão dos termos Jamré, Kakré, Régre, Kanhkó, Kénhkê, Jóg, Mã, que darão suporte à metodologia e à teorização deste trabalho. O mapeamento de intelectuais Kaingang foi fundamental para compreender os fundamentos da educação. A compreensão dos termos compõe uma base de fundamentos que organiza e sistematiza o processo de recriação da vida. Como este trabalho foi desenvolvido em ambientes acadêmicos na universidade e nas comunidades indígenas, foi preciso pensar a interculturalidade como um cruzamento de mundos, a partir do fio condutor que chamamos de Jamré, segundo a compreensão da metodologia Vãfy. Afirmamos, a partir da pesquisa, que o Jãmré é um princípio de recriação da vida, pois é o que integra todas as coisas que existem nesse mundo até os cosmos. |
| Resumo em outro idioma: | This work aims to highlight Jamré as a principle of Kaingang education as opposition and complementarity, which constitutes unconditional love for a recreation of life. I propose to broaden reflections and deepening of Kaingang education, in research and academic scientific production, through an intercultural relationship of collaboration and exchange of knowledge, of Kaingang knowledge as epistemology, aiming at the understanding of Jykre Kaingang, based on ancestral narratives. The narratives are represented by Kamé and Kanhru, which is what organizes the Kaingang people, establishes ways of being and existing in the world, social organization, cosmology, worldview, and kinship relations as educational processes. Based on our research, we affirm that Jãmré is a principle of the recreation of life, as it is what integrates all things that exist in this world, up to the cosmos. I seek to highlight the ways of life, the educational values contained in ancestral narratives, systematized by the Kamé and Kanhru and the way of educating, and Jamré as an integrating principle for the recreation of life. Its specific objectives are to address the contributions of Jamré to Kaingang education learning; the foundations of Kaingang education, the meanings of kakré and mã, the mother as the person who welcomes education in the construction of the family; to highlight Kanhkó as a sky that welcomes the Regré, relatives, and peoples who are on earth; to understand the path of intercultural learning in basic education based on the ancestral Kaingang narrative. The research is justified by the need to deepen the understanding of Jamré as a principle of Kaingang education, considering the invisibility of the history and culture of indigenous peoples, their wisdom, philosophies, and ancient sciences in society and academia. The methodological approaches are based on a review of the literature of different indigenous authors and fóg, the production of written and oral Kaingang knowledge, highlighting the complexity of translation and inter-translation, taking into account ancient techniques of teaching and learning through oral tradition. As a researcher and Kaingang, the methodological inspiration is collaborative autoethnography, seeking to deepen conversations and encounters with Kaingang elders and the community, in the tradition of orality, through conversation circles. Based on the assumption of collaborative autoethnography, dialogue with elders, Kófas, Kujãs, language scholars, aiming to deepen the understanding of the terms Jamré, Kakré, Régre, Kanhkó, Kénhkê, Jóg, Mã, which will support the methodology and theorization of this work. The mapping of Kaingang intellectuals was fundamental to understanding the fundamentals of education. Understanding the terms forms a foundation that organizes and systematizes the process of recreating life. As this work was developed in academic environments at the university and in indigenous communities, it was necessary to think of interculturality as a crossroads of worlds, based on the common thread that we call Jamré, according to the understanding of the Vãfy methodology. |
| Nota: | Inclui bibliografia. |
| Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
| Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
| Tipo de obra: | Tese de Doutorado |
| Assunto: | Indígenas - Educação Educação multicultural Mito Índios Kaingang Educação |
| Orientador(es): | Menezes, Ana Luisa Teixeira de |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
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