Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/4155
Autor(es): Oliveira, André Vilhena de
Título: Árvores frutíferas da Amazônia, potencial biotecnológico e de educação ambiental.
Data do documento: 2025
Resumo: Dada a importância da região amazônica, este trabalho teve como objetivo contribuir para a exploração biotecnológica de sementes de frutíferas amazônicas e promover a integração com a educação ambiental, visando à conscientização socioambiental e ao desenvolvimento de práticas sustentáveis na região. O estudo foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Centro (CMC), e aplicado em escolas públicas da região metropolitana de Manaus. A pesquisa incluiu a implantação e implementação de “Viveiros Florestais Experimentais” para coleta, extração, pesagem e beneficiamento de frutos e sementes, análises laboratoriais para avaliar o potencial biotecnológico das sementes, a criação de um banco de germoplasma vegetal e o levantamento dos potenciais biotecnológicos dessas sementes. As atividades realizadas englobaram a preservação, germinação, produção, plantio e doação de mudas em ações de educação ambiental nas escolas envolvidas. Além disso, foi desenvolvido um aplicativo para celular destinado à divulgação do potencial das sementes de árvores frutíferas amazônicas, oferecendo suporte às atividades de educação ambiental e promovendo o acesso ao conhecimento sobre as frutíferas nativas da região. Foram analisados os principais bioprodutos das sementes, incluindo componentes como carboidratos, proteínas e lipídios, identificando critérios relevantes para o desenvolvimento do aplicativo. A pesquisa envolveu 134 alunos da educação básica e utilizou cinco espécies de frutíferas amazônicas em pesquisa sobre potencial biotecnológico e em atividades de educação ambiental. Os resultados que indicam o potencial biotecnológico de principalmente duas espécies, Ingá e Biribá, foram apresentados na tese, assim como potenciais aplicativos para uso em escolas, para sensibilização sobre o potencial de árvores frutíferas da Amazônia. Ambas demonstraram potencial biotecnológico e adequação às atividades de educação ambiental realizadas nas escolas participantes.
Resumo em outro idioma: Given the importance of the Amazon region, this study aimed to contribute to the biotechnological exploration of Amazonian fruit tree seeds and promote integration with environmental education, aiming to raise socio-environmental awareness and develop sustainable practices in the region. The research was conducted at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Amazonas (IFAM), Manaus Centro Campus (CMC), and applied in public schools within the metropolitan region of Manaus.The study included the establishment and implementation of "Experimental Forest Nurseries" for the collection, extraction, weighing, and processing of fruits and seeds, laboratory analyses to assess the biotechnological potential of the seeds, the creation of a plant germplasm bank, and the assessment of the biotechnological potential of these seeds. The activities carried out encompassed seed preservation, germination, production, planting, and donation of seedlings as part of environmental education initiatives in the participating schools. Additionally, a mobile application was developed to disseminate the potential of Amazonian fruit tree seeds, providing support for environmental education activities and enhancing access to knowledge about native fruit trees of the Amazon region. The main bioproducts of the seeds, including components such as carbohydrates, proteins, and lipids, were analyzed to identify relevant criteria for the app's development. The research involved 134 basic education students and utilized five Amazonian fruit species to investigate their biotechnological potential and incorporate them into environmental education activities. The results indicating the biotechnological potential of two main species, Ingá and Biribá, are presented in this thesis, along with potential applications for use in schools to raise awareness about the value of Amazonian fruit trees. Both species demonstrated biotechnological potential and suitability for environmental education activities carried out in the participating schools.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental
Tipo de obra: Tese de Doutorado
Assunto: Sementes
Educação ambiental
Amazônia
Orientador(es): Schneider, Rosana de Cassia de Souza
Coorientador(es): Costa, Adilson Ben da
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
André Vilhena de Oliveira.pdf773.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons