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dc.contributor.authorIturbide, João Márbio Pires-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAvaliação do ciclo de vida da operação da rota Santa Maria – RSC 287.pt_BR
dc.date.issued2025-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorMachado, Ênio Leandro-
dc.contributor.advisorcoLutterbeck, Carlos Alexandre-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia Ambientalpt_BR
dc.description.abstractToday, road transport is the most commonly used mode and has a growing global scale of new highway construction. Therefore, the construction, use, maintenance, and disposal of waste generate significant impacts, making it more concerning in terms of environmental sustainability. Given the importance of understanding the construction, maintenance, and operation phases of a highway in a more sustainable manner, this dissertation applied literature review methodologies on Life Cycle Analysis (LCA) concerning highway maintenance, as well as the Life Cycle Assessment (LCA) methodology on data from a section under concession in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. Direct and estimated data from a single Scope Scenario were considered, with a reference flow of 1 year of operation for 204.51 km of highway on the RSC-287 between Tabaí and Santa Maria, with five toll booths and vehicle traffic ranging from 2,170,942 to 2,287,363 vehicles between 2022 and 2023. The midpoint impacts of maintenance considered resource consumption, inhalable emissions, non-carcinogenic substances, and global warming as the main impacts. The endpoint impacts on Resources and Human Health are the most representative for managing improvements in future planning of one of the sustainability points.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEstradaspt_BR
dc.subject.otherPavimentospt_BR
dc.subject.otherEstradas - Projetos e construçãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/4160-
dc.date.accessioned2025-12-17T14:41:44Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoHoje o modal rodoviário é o mais usado e possui uma crescente escala global de criação de novas rodovias. Portanto a construção, uso, manutenção e descartes dos resíduos geram impactos significativos, tornando-a mais preocupante em sua sustentabilidade ambiental. Tendo em vista a importância de compreender as fases de construção, manutenção e operação de uma rodovia de maneira mais sustentável, esta dissertação aplicou as metodologias de revisão da literatura sobre o tema de Análise de Ciclo de Vida sobre manutenção de rodovias, bem como, a metodologia de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) nos dados de trecho sob concessão no estado do Rio Grade do Sul, Brasil. Foram considerados dados diretos e estimados de um único Cenário de escopo, com fluxo de referência de 1 ano de operação para 204,51 km de rodovia na RSC-287 entre Tabaí e Santa Maria com cinco praças de pedágio e que apresentou entre 2.170.942 e 2.287.363 veículos circulando entre 2022 e 2023. Os impactos midpoint de manutenção consideraram o consumo de recursos, emissão de inaláveis, substâncias não carcinogênicas e o aquecimento global como os principais impactos. Os impactos endpoints de Recursos e Saúde Humana são os mais representativos para o gerenciamento de melhorias nos planejamentos futuros de um dos pontos para a sustentabilidade.pt_BR
dc.description.embargo2028-12-21-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental – Mestrado e Doutorado

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