Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/4165
Autor(es): Garcia, Bárbara Ruanna Loebens
Título: Proposição de um framework para inclusão de ferramentas educacionais tecnológicas no processo de capacitação de docentes em instituições de ensino.
Data do documento: 2025
Resumo: A presente dissertação investiga a educação e a capacitação docente no contexto da transformação digital, com foco na aprendizagem no ambiente de trabalho e no ensino técnico. A partir de um estudo bibliométrico, analisou-se a evolução das publicações científicas sobre educação e transformação digital, identificando autores, países e temas mais relevantes. Os resultados mostram um crescimento contínuo das produções acadêmicas nos últimos anos, com destaque para competências digitais, interdisciplinaridade e inovação como elementos-chave. Complementarmente, foi desenvolvida uma proposta de capacitação voltada a docentes de escolas técnicas, diante das dificuldades enfrentadas no uso de tecnologias educacionais avançadas. Para compreender a percepção dos educadores sobre essas dificuldades e validar a proposta de capacitação, foi aplicado um formulário digital, totalizando 17 respondentes. A pesquisa revelou a importância de treinamentos contínuos, mesmo que não presenciais, e ambientes colaborativos como estratégias para promover uma integração efetiva das tecnologias ao processo pedagógico. Assim, conclui-se que a capacitação constante de educadores é fundamental para o avanço da educação digital, contribuindo para a formação de uma sociedade mais adaptável, inovadora e preparada para os desafios da era tecnológica.
Resumo em outro idioma: This dissertation investigates education and teacher training within the context of digital transformation, focusing on workplace learning and technical education. Based on a bibliometric study, the evolution of scientific publications on education and digital transformation was analyzed, identifying key authors, countries, and themes. The results show a continuous growth in academic output in recent years, highlighting digital competencies, interdisciplinarity, and innovation as key elements. In addition, a training proposal was developed for teachers in technical schools, considering the challenges faced in using advanced educational technologies. To understand teachers' perceptions of these challenges and to validate the training proposal, a digital questionnaire was distributed, resulting in 17 responses. The research highlighted the importance of continuous training, even in non-presential formats, and collaborative environments as strategies to promote effective integration of technology into the pedagogical process. Thus, it is concluded that the ongoing professional development of educators is essential for the advancement of digital education, contributing to the formation of a more adaptable, innovative, and technology-ready society.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-graduação em Sistemas e Processos Industriais
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Tecnologia educacional
Ensino técnico
Inovações tecnológicas
Orientador(es): Kipper, Liane Mählmann
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais – Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Barbara Ruanna Loebens Garcia.pdf546.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons