Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/4166
Autor(es): Cunha, Carlos Eduardo
Título: Educação 5.0 na escola técnica : um olhar para os desafios e oportunidades da era digital.
Data do documento: 2025
Resumo: Esta pesquisa investiga os desafios e oportunidades enfrentados por docentes de uma escola técnica do SENAI à luz das exigências da Educação 5.0, com ênfase na formação continuada, no uso de tecnologias digitais e na adoção de metodologias ativas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como instrumento um questionário aplicado a 18 professores de duas unidades escolares, buscando compreender suas percepções, práticas pedagógicas e estratégias diante das transformações tecnológicas e sociais contemporâneas. Os dados foram analisados com base em uma perspectiva descritiva e interpretativa, utilizando planilhas derivadas do Google Forms e complementadas por nuvens de palavras representativas das respostas dos participantes. Os resultados evidenciaram um cenário de tensão entre o reconhecimento da importância da inovação pedagógica e as limitações enfrentadas no cotidiano escolar, como a falta de tempo, escassez de recursos e mudanças constantes nos currículos. Ainda assim, os docentes demonstraram disposição para adaptar suas práticas, personalizar o ensino, integrar tecnologias e adotar estratégias avaliativas formativas e colaborativas. Entre os avanços observados, destacam-se a utilização de feedbacks construtivos, a análise diagnóstica das turmas, o uso de metodologias ativas e o esforço para contextualizar os conteúdos, conectando teoria e prática. A pesquisa conclui que, apesar dos desafios estruturais e institucionais, há um movimento significativo por parte dos docentes em direção a uma prática pedagógica mais alinhada à Educação 5.0, fundamentada na flexibilidade, na criatividade e no compromisso com uma formação integral. A contribuição deste estudo reside na ampliação do debate sobre a formação docente em contextos técnicos e na proposição de caminhos possíveis para uma escola mais inovadora, inclusiva e voltada para as competências do século XXI.
Resumo em outro idioma: This search investigates the challenges and opportunities faced by teachers at a technical school of SENAI in light of the demands of Education 5.0, with an emphasis on continuing education, the use of digital technologies, and the adoption of active methodologies. This qualitative research employed a questionnaire administered to 18 teachers from two school units, aiming to understand their perceptions, pedagogical practices, and strategies in response to contemporary technological and social transformations. Data were analyzed using a descriptive and interpretative approach, based on spreadsheets generated from Google Forms and complemented by word clouds representative of the participants' responses. The results revealed a context marked by tension between the recognition of the importance of pedagogical innovation and the limitations faced in the school routine, such as lack of time, scarcity of resources, and constant curriculum changes. Nevertheless, teachers showed a willingness to adapt their practices, personalize teaching, integrate technologies, and adopt formative and collaborative assessment strategies. Among the observed advancements, the use of constructive feedback, diagnostic assessments, active methodologies, and efforts to contextualize content by connecting theory and practice stand out. The study concludes that, despite structural and institutional challenges, there is a significant movement among teachers toward pedagogical practices more aligned with Education 5.0, based on flexibility, creativity, and a commitment to holistic student development. This research contributes to expanding the debate on teacher education in technical contexts and proposes possible pathways toward a more innovative, inclusive, and future-oriented school.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-graduação em Sistemas e Processos Industriais
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Tecnologia educacional
Ensino técnico
Aprendizagem ativa
Orientador(es): Furtado, João Carlos
Coorientador(es): Kipper, Liane Mählmann
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais – Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Carlos Eduardo Cunha.pdf279.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons