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dc.contributor.authorCosta, João Paulo Reis-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEscola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul - EFASC : uma contribuição ao desenvolvimento da região do Vale do Rio Pardo a partir da pedagogia da alternância.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorEtges, Virgínia Elisabeta-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.description.abstractThe present research consists in register and analyze the socio-political and historical process which culminated on the creation of the Gaucho Association Pro-Family Agricultural Schools - AGEFA and later the implementation of the Family Farm School in Santa Cruz do Sul - EFASC in the city of Santa Cruz do Sul, which is located on the Rio Pardo Valley / RS. The researcher analyzes documentation produced during this process, as well as the impressions of those who are part of this project since its origin, including the people and institutions that have implemented AGEFA / EFASC, such as students, families and monitors since the beginning until the graduation of the first class, on the period from 2008 to 2011. It contextualizes EFASC as part of the movement of the Pedagogy of Alternation in the world and as a pioneer, while Family Farm School - EFA in the state of Rio Grande do Sul. It also approaches the relations with other institutions working with the Pedagogy of Alternation in the State, Brazil Latin America and the around world. It was observed that the four pillars of the Pedagogy of Alternation (Local Association, Alternation, Integral Training and Environment development), along with all its several pedagogical tools (Study Plan, Joint Commissioning, Monitoring Notebook, Notebook Reality, Families visit, study visit, tutoring...) can contribute on the region development through the training of young people as agricultural technicians, graduated in the teaching-learning Pedagogy of Alternation, with the participation of families and their communities. The families and regional institutions involvement is fundamental for the students development and training process, enabling them to stay in the rural area by choice and have more life quality by diversifying production and realizing their place of living as a possibility of sustainable development.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento regional - Pardo, Rio, Vale (RS)pt_BR
dc.subject.otherEducação ruralpt_BR
dc.subject.otherJuventude ruralpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/422-
dc.date.accessioned2015-08-06T12:03:38Z-
dc.date.available2015-08-06T12:03:38Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em registrar e analisar o processo histórico-sócio-político que culminou com a criação da Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas - AGEFA e posterior implementação da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul - EFASC, em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo / RS. Analisa a documentação produzida ao longo desse processo, bem como as impressões de quem faz parte desse projeto desde sua origem, compreendendo os atores e as instituições que implementaram a AGEFA / EFASC; estudantes, famílias e monitores, até a formatura da primeira turma, num recorte temporal de 2008 a 2011. Contextualiza a EFASC como parte do movimento da Pedagogia da Alternância no mundo e pioneiro, enquanto Escola Família Agrícola - EFA, no Estado do Rio Grande do Sul, abordando também as relações com outras instituições que trabalham com a Pedagogia da Alternância no Estado, Brasil, América Latina e no mundo. Observou-se que os quatro pilares da Pedagogia da Alternância (Associação Local, Alternância, Formação Integral e Desenvolvimento do Meio), juntamente com todos os seus vários instrumentos pedagógicos (Plano de Estudos, Colocação em Comum, Caderno de Acompanhamento, Caderno da Realidade, Visita as Famílias, Visita de Estudos, Tutoria...) podem contribuir para o desenvolvimento regional, através da formação de jovens como técnicos agrícolas, formados no processo de ensino-aprendizagem da Pedagogia da Alternância, com ampla participação das famílias e suas comunidades. Destacam-se a participação das famílias e instituições regionais como parceiros fundamentais para o desenvolvimento e formação dos jovens, possibilitando que estes possam permanecer no campo por opção e com qualidade de vida, diversificando a produção e percebendo o meio em que este vive como uma possibilidade de desenvolvimento sustentável do campo.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

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