Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/428
Autor(es): Gabe, Márcia Beatriz
Título: Proposta de leitura de textos dissertativos em livros didáticos de língua portuguesa.
Data do documento: 2012
Resumo: Neste estudo foram investigadas compatibilidades e incompatibilidades entre as propostas de leitura de textos dissertativos, constantes em três coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa destinadas ao Ensino Médio, e o saber científico produzido por linguistas que se propõem a estudar o texto e o discurso. A partir da revisão dos pressupostos teóricos da Linguística do Texto, da Teoria da Enunciação, da Análise do Discurso Francesa, da Análise Textual do Discurso e da Retórica foram criados dois formulários para avaliar as coleções de livros didáticos em uso nas escolas participantes da investigação. Além dessa análise, foram feitas entrevistas com nove professores das escolas da amostra, usuários dessas coleções para conhecer-lhes a opinião a respeito dos livros. A aplicação do formulário às três coleções selecionadas permite afirmar que os materiais didáticos em questão inovam a terminologia técnica, mas repetem velhas fórmulas de ensino. Quanto aos professores, pautam-se, teoricamente, pelos livros adotados não conseguindo analisá-los em profundidade dada a ausência de uma formação linguística mais sólida que lhes possibilite avaliar criteriosamente os livros utilizados. Assim, avulta a necessidade de as equipes de elaboração e avaliação de coleções didáticas como as analisadas contarem com a contribuição de linguistas, para que se garanta a coerência teórica e metodológica, no que se refere às propostas de leitura e produção textual. Além disso, aponta-se como importante a garantia de espaços, tempo e condições de os professores de LP se atualizarem em relação às teorias linguísticas, de modo que possam contribuir para a avaliação e, consequentemente, aprimoramento das coleções de LD.
Resumo em outro idioma: In this dissertation were investigated compatibilities and incompatibilities proposed in reading dissertatives texts consisted in three collections of Portuguese text books destinated to High School, and the scientific knowledge produced by linguists that offered themselves to study text and speech. From the review of the theoretical assumptions of Linguistics of Text, Theory of Enunciation of French Discourse Analysis, Text Analysis of the Discourse and Rhetoric two forms were created to evaluate the collections of textbooks in use of the schools that are participating of the investigation. In this analysis interviews were conducted with nine teachers from the schools in the sample that are users of these collections to know their opinion about the books. The application form to the three collections were selected to indicate that the textbooks innovate technical terminology, but repeat old manners of education. About the teachers, they guide themselves theoretically with the adopted books, failing to analyze them in depth. As the teachers lack a more solid linguistic training that allows them to evaluate the books used. The need grows for the teams that elaborate and evaluate the teaching collections analyzed by the contribution of the linguists, to guarantee the coherence of the theoretical and methodological of the text production. Besides it indicates how important is the guarantee of space, time and conditions of teachers to upgrade Portuguese Language in relation with the linguistic theories, so they can contribute to the assessment and, consequently, improve the collections of the Teaching collections.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Língua portuguesa (Ensino médio) - Estudo e ensino
Livros didáticos
Leitura - Estudo e ensino
Orientador(es): Flôres, Onici
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarciaGabe.pdf574.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons