Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/434
Autor(es): Schneider, Selma
Título: Educação do campo e sustentabilidade : o caso da Escola Família Agrícola em Santa Cruz do Sul - RS.
Data do documento: 2012
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo sobre a Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul - RS (EFASC). Para tanto, preocupou-se em descrever experiências e contribuições da Pedagogia da Alternância no processo de desenvolvimento sustentável. O trabalho caracterizou-se como uma pesquisa desenvolvida pelo método dialético e qualitativo, com bases nas diretrizes da pesquisa participativa, buscando entender o processo de Educação do Campo e Sustentabilidade. Nesse sentido, desenvolveu-se uma pesquisa participante que visou verificar o papel dos educandos, das famílias e dos professores no contexto escolar e no processo de sustentabilidade, verificando as transformações ocorridas nas comunidades onde os estudantes estão inseridos. À medida do envolvimento dos atores, verificou-se mudanças significativas que apontam para a realização de um projeto de desenvolvimento rural sustentável, baseado na diversificação da produção. A pesquisa foi desenvolvida no ano de 2011 e no primeiro semestre do ano de 2012, na EFASC e nas propriedades das famílias dos estudantes. Ao se concluir a pesquisa, foi possível constatar que a Pedagogia da Alternância contribui para o processo de desenvolvimento sustentável e promoção de qualidade de vida dos jovens e suas comunidades rurais, bem como da região do Vale do Rio Pardo como um todo.
Resumo em outro idioma: This paper presents a study about the Pedagogy of Alternation in the Escola Família Agrícola in Santa Cruz do Sul - RS (EFASC). To do this, there were described experiences and contributions of the Pedagogy of Alternation in the process of sustainable development. The study is characterized as a research developed through the dialectic and qualitative method, based on the guidelines of the participative research, trying to understand the process of Education of the Field and sustainability. In this sense, there was developed a participative research that aimed to verify the role of the students, families and teachers in the school context and in the sustainability process, verifying the changes that occurred in the communities where the students are inserted. As the actors engaged themselves, there were significant changes that point to the realization of a project of rural sustainable development, based on the diversification of production. The research was developed in 2011 and in the first half of 2012, in the EFASC and in the properties of the students‟ families. When the survey was concluded, it was verified that the Pedagogy of Alternation contributes to the process of sustainable development and to the promotion of life quality among young people and their rural communities, as well as in the Vale do Rio Pardo as a whole.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul
Desenvolvimento rural - Santa Cruz do Sul (RS)
Educação rural
Sustentabilidade
Orientador(es): Etges, Virgínia Elisabeta
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

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