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dc.contributor.authorSchneider, Selma-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEducação do campo e sustentabilidade : o caso da Escola Família Agrícola em Santa Cruz do Sul - RS.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorEtges, Virgínia Elisabeta-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a study about the Pedagogy of Alternation in the Escola Família Agrícola in Santa Cruz do Sul - RS (EFASC). To do this, there were described experiences and contributions of the Pedagogy of Alternation in the process of sustainable development. The study is characterized as a research developed through the dialectic and qualitative method, based on the guidelines of the participative research, trying to understand the process of Education of the Field and sustainability. In this sense, there was developed a participative research that aimed to verify the role of the students, families and teachers in the school context and in the sustainability process, verifying the changes that occurred in the communities where the students are inserted. As the actors engaged themselves, there were significant changes that point to the realization of a project of rural sustainable development, based on the diversification of production. The research was developed in 2011 and in the first half of 2012, in the EFASC and in the properties of the students‟ families. When the survey was concluded, it was verified that the Pedagogy of Alternation contributes to the process of sustainable development and to the promotion of life quality among young people and their rural communities, as well as in the Vale do Rio Pardo as a whole.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEscola Família Agrícola de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento rural - Santa Cruz do Sul (RS)pt_BR
dc.subject.otherEducação ruralpt_BR
dc.subject.otherSustentabilidadept_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/434-
dc.date.accessioned2015-08-06T17:00:46Z-
dc.date.available2015-08-06T17:00:46Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta um estudo sobre a Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul - RS (EFASC). Para tanto, preocupou-se em descrever experiências e contribuições da Pedagogia da Alternância no processo de desenvolvimento sustentável. O trabalho caracterizou-se como uma pesquisa desenvolvida pelo método dialético e qualitativo, com bases nas diretrizes da pesquisa participativa, buscando entender o processo de Educação do Campo e Sustentabilidade. Nesse sentido, desenvolveu-se uma pesquisa participante que visou verificar o papel dos educandos, das famílias e dos professores no contexto escolar e no processo de sustentabilidade, verificando as transformações ocorridas nas comunidades onde os estudantes estão inseridos. À medida do envolvimento dos atores, verificou-se mudanças significativas que apontam para a realização de um projeto de desenvolvimento rural sustentável, baseado na diversificação da produção. A pesquisa foi desenvolvida no ano de 2011 e no primeiro semestre do ano de 2012, na EFASC e nas propriedades das famílias dos estudantes. Ao se concluir a pesquisa, foi possível constatar que a Pedagogia da Alternância contribui para o processo de desenvolvimento sustentável e promoção de qualidade de vida dos jovens e suas comunidades rurais, bem como da região do Vale do Rio Pardo como um todo.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

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