Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/437
Autor(es): Fischborn, Aline Fernanda
Título: Formação dos trabalhadores no contexto da divisão do trabalho de enfermagem : entre o prescrito e o real.
Data do documento: 2012
Resumo: O trabalho de enfermagem apresenta peculiaridades próprias de uma atividade ligada à saúde, porém, de certa forma, também enfrenta as imposições vindas do capitalismo, tais como jornadas longas de trabalho, baixa remuneração, relações frágeis de trabalho e a busca incessante pelo lucro. Entendendo o trabalho como meio para formação, onde o trabalhador interfere ativamente na realização da sua atividade, procurei elucidar como se dá a formação dos trabalhadores na divisão do trabalho de enfermagem. Os conceitos de trabalho prescrito e trabalho realizado, com o apoio da ergologia, permearam todo o estudo. O problema de pesquisa foi: como ocorrem os processos de formação dos trabalhadores na relação entre trabalho prescrito e trabalho real numa instituição hospitalar de médio porte do Vale do Rio Pardo, no contexto da divisão do trabalho de enfermagem? Assim, com o auxilio da pesquisa qualitativa e com o aporte teórico do materialismo histórico e dialético, articulado aos conhecimentos da ergologia e de autores da teoria crítica, tentei atingir a realidade do fenômeno concreto. O local da pesquisa foi um hospital de médio porte do Vale do Rio Pardo e os participantes foram dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem de um mesmo setor deste hospital. A coleta de dados se deu através de entrevista semi-estruturada, observação participante, análise de documentos e protocolos e anotações no diário de campo. Como resultado, foi possível compreender que o contato com o trabalho é fundamental na formação do trabalhador e que esta formação é incontrolável e indispensável. Porém, por esta formação gerar um saber fluido, histórico e construído dia a dia, este não é devidamente reconhecido e valorizado pelos trabalhadores e gestores. Procurei demonstrar que no trabalho prescrito a divisão do trabalho de enfermagem dita a divisão dos saberes, porém no trabalho real, estas amarras desaparecem e a formação no trabalho acontece. Portanto, temos uma hierarquia vertical nas relações de trabalho, mas este saber produzido pelos trabalhadores não acompanha esta linha hierárquica e não pode ser aprisionado por ela, ou seja, não pode ser controlado pelas relações de trabalho. Algumas perguntas que surgiram com esta pesquisa perpassam o papel da escola profissionalizante na formação dos futuros trabalhadores e a maneira como este saber vindo do trabalho poderia ser melhor utilizado e valorizado. A possibilidade trazida por esta pesquisa é a libertação trabalhadores, tornando possível assim, a existência de relações de trabalho mais humanas e justas ainda que, sob o domínio do capitalismo.
Resumo em outro idioma: The Nursing profession has its own peculiarities of an activity related to health, but somehow, also faces the charges coming of capitalism, such as working long hours, low wages, fragile relationships of work and relentless pursuit of profit. Understanding the work as a means of training, where the employee interferes actively in pursuit of its activity, tried to elucidate how is the training of employees in the division of nursing work. The concepts of prescribed work and real work, with the support of the ergology permeated throughout the study. The research problem was: how the processes occur in the training of workers working relationship between prescribed and real work in a midsize hospital from Vale do Rio Pardo, in the context of the division of nursing work? So with the help of qualitative research and the theoretical basis of the historical and dialectical materialism, the articulated knowledge of ergology and authors of critical theory, I tried to reach the concrete reality of the phenomenon. The research was conducted at a medium-sized hospital in Vale do Rio Pardo and the participants were two nurses and four nursing staff in the same sector of the hospital. Data collection was through semi-structured interviews, participant observation, document analysis and protocols, and notes in field diary. As a result, it was possible to understand that contact with the work is fundamental in the worker training and that this training is uncontrollable and essential. However, this training learn to generate a fluid, historic and built day by day knowledge, that is not properly recognized and valued by workers and managers. I tried to demonstrate that on the prescribed work the division of nursing work dictates the division of knowledge, but on the real work, these bonds disappear and the job training happens. So we have a vertical hierarchy in labor relations, but the knowledge produced by the workers does not follow this hierarchical line and can not be trapped by it, or can not be controlled by the labor relations. Some questions that came up with this research permeate the school's role in vocational training of future employees and how this knowledge from work could be better used and appreciated. The possibility brought by this research is the awareness by workers of the valuation that "their" knowledge has to job training, thus making it possible, the existence of labor relations more humane and fair even, under the domination of capitalism.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Enfermagem
Trabalhadores - Formação
Enfermeiros - Formação
Divisão do trabalho - Enfermagem
Orientador(es): Viegas, Moacir Fernando
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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