Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/440
Autor(es): Malacarne, Mônica Eliza
Título: Aprendizagens na educação a distância : caminhos de um processo autopoiético.
Data do documento: 2010
Resumo: O objetivo dessa investigação foi analisar as principais características do processo de aprendizagem de alunos da Educação a Distância (EaD), tendo como elemento principal as interações cognitivo/afetivas. O referencial teórico foi construído no Paradigma da Complexidade e da Biologia da Cognição/Autopoiese. Esta escolha nasceu da possibilidade de conectar o que foi separado, a partir de um saber não-fragmentado, concebendo a inseparabilidade de elementos como corpo e mente, sujeito e objeto, razão e emoção. A partir dessa estrutura teórica construi a questão central da pesquisa que gira em torno de como emerge o processo de aprendizagem na Educação a Distância tendo como pressuposto interações em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Nesse estudo, os sujeitos são compreendidos como um todo integrado, que interagem não separando o ser/fazer/conhecer. A pesquisa é de cunho qualitativo, apresenta uma revisão teórica e a metodologia aplicada tem dois momentos para construção dos dados, entrevista individual e interações em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle), posteriormente analisados por marcadores operatórios. Estabelecendo coesão epistemológica com os pressupostos da complexidade e com o processo de interação/perturbação dos sujeitos envolvidos na pesquisa, parti do pressuposto de pesquisadora e observadora envolvida em todo processo de construção e análise de dados. Os processos de aprendizagem analisados oportunizaram a criação de redes cognitivo afetivas, e dão indícios de que são potencializados a partir das interações em convergências entre ser/viver/conhecer.
Resumo em outro idioma: The goal of this research was to analyze the main features of the students learning process in Distance Education. (EaD) and having as key the cognitive/affective components. The theoretical framework was built from the Paradigm of Complexity and Biology of Cognition with its central concept Autopoiesis. This choice was born from the possibility of connecting what has been separated from a non-fragmented knowledge, conceiving the inseparability of elements such as body and mind, subject and object, reason and emotion. From this theoretical framework I formulate a central research question revolving around what emerges as the learning process in distance education as a prerequisite and interactions in a Virtual Learning Environment. In this study, the subjects are understood as an integrated whole, not separating the interacting being/doing/knowing. The research is qualitative, presents a theoretical framework and applied methodology having two stages for construction of the data, individual interviews and interactions in a Virtual Learning Environment (Moodle), and subsequently analyzed through operatory marks. Establishing cohesion with the epistemological assumptions of complexity paradigm and the interaction / disturbance process of the subjects involved in research, I depart from the assumption of researcher and observer involved throughout the construction process and data analysis. The learning processes analyzed patronized the networking cognitive-affective, and gave clues that are enhanced from the interactions in convergences between being / living / knowing.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Ensino a distância
Aprendizagem
Autopoiese
Orientador(es): Pellanda, Nize
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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