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dc.contributor.authorNunes, Claudia Eliza de Campos-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAs tecnologias de informação e comunicação e a aprendizagem de educadores no devir da complexidade.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorGustsack, Felipe-
dc.contributor.advisorcoPellanda, Nize-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractI discuss in this dissertation, the process of the transformation of the complexity of elementary school educator, questioning the prospects of acceptance or rejection of technology in their practices. Therefore, I seek to know the movement of self-organization of educators in an autopoietic process as to feel, learn, live, learn in space-time of their everyday teaching. For reference it worked with the ideas of Edgar Morin, Felix Guattari, Humberto Maturana and Francisco Varela, Pierre Lévy, and Sherry Turkle. So then, the methodology consisted of writing the movements themselves, putting me in the context of research. With that I could go scoring and highlighting elements that contributed to an awareness of themselves in order to learn how to plan activities, entering the work with the media in the classroom. The findings point to the fact that working with new technology leverages, among other perspectives, the emergence of more humanistic teaching practices and collective learning, as it acts to stimulate curiosity, research and integration / approximation between people.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherEducadorespt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherAutopoiesept_BR
dc.subject.otherEducação humanísticapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/441-
dc.date.accessioned2015-08-07T12:51:20Z-
dc.date.available2015-08-07T12:51:20Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoDiscute-se, nesta dissertação, o processo de complexificação no devir do educador do Ensino Fundamental, questionando as perspectivas de aceitação e/ou rejeição das tecnologias nas suas práticas. Dessa forma, procura-se saber do movimento de auto-organização dos educadores em um processo autopoiético quanto ao sentir, conhecer e viver-aprender no espaço-tempo do seu cotidiano pedagógico. Para isso trabalhou-se com referência nas ideias de Edgar Morin, Félix Guattari, Humberto Maturana e Francisco Varela, Pierre Lévy, e Sherry Turkle. Assim, pois, a metodologia constituiu-se nos próprios movimentos de escrever, inscrevendo a autora no contexto da pesquisa, transformando-a em pesquisa intervenção. Com isso, pode-se ir pontuando e destacando elementos que contribuíram para uma tomada de consciência dos mesmos no sentido de aprender a planejar atividades, inserindo o trabalho com as mídias nas aulas. As considerações finais apontam para o fato de que o trabalho com as novas tecnologias potencializa, entre outras perspectivas, a emergência de práticas pedagógicas mais humanistas e aprendizagens coletivas, pois atua no estímulo à curiosidade, à pesquisa e à integração/aproximação entre as pessoas.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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