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dc.contributor.authorBozzetto Junior, André-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleHistoricidade e ironia no romance o Livro do riso e do Esquecimento, de Milan Kundera.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorGai, Eunice Piazza-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.abstractThis work aims to interpret the novel The Book of Laughter and Forgetting Milan Kundera focusing on the relationship developed by the author between historicity and irony throughout his work. More specifically, we analyze the approach of irony in the midst of narratives whose plots revolve, more or less directly, about historical events such as the Prague Spring, the Russian invasion of Czechoslovakia in 1968 and, ultimately, the communism. Also, we studied the essayistic and autobiographical passages that intersect the novelistic narrative, trying to show the way they relate to the entire work from the perspective of irony and focus on elements of historical. To accredit appropriately our study, we used a preparation consisting of the theoretical precepts of various scholars of irony as Kierkegaard, Muecke and Duarte, among others, and also accomplish a background of political and social landscape of the period and historical facts mentioned in the novel, by studying the works of historians and sociologists as Eley, Broué, Goldfeder and Fernandes.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherKundera, Milan, 1929-. O livro do riso e do esquecimento - História e críticapt_BR
dc.subject.otherLiteratura e históriapt_BR
dc.subject.otherIronia na literaturapt_BR
dc.subject.otherLiteratura tcheca - História e críticapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/444-
dc.date.accessioned2015-08-07T13:33:02Z-
dc.date.available2015-08-07T13:33:02Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de interpretar o romance O livro do riso e do esquecimento de Milan Kundera enfocando a relação desenvolvida pelo autor entre historicidade e ironia no decorrer de sua obra. De forma mais específica, analisamos a abordagem da ironia em meio a narrativas cujos enredos giram, de forma mais ou menos direta, em torno de eventos históricos como a Primavera de Praga, a invasão russa na Tchecoslováquia em 1968 e, em última instância, do comunismo. Também nos debruçamos sobre as passagens ensaísticas e autobiográficas que entrecortam a narrativa romanesca, procurando evidenciar a maneira com que elas se relacionam com a totalidade da obra sob a perspectiva da ironia e o foco nos elementos de teor histórico. Para embasar de forma apropriada o nosso estudo, recorremos à elaboração de um cabedal teórico constituído pelos preceitos de diversos estudiosos da ironia, como Kierkegaard, Muecke e Duarte, entre outros, além de realizarmos também uma contextualização do panorama político-social do período e dos fatos históricos referidos no romance, através do estudo das obras de historiadores e sociólogos como Eley, Broué, Goldfeder e Fernandes.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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