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dc.contributor.authorLasta, Leticia Lorenzoni-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEntre leis e decretos sobre inclusão : a produção de sujeitos.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorHillesheim, Betina-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis dissertation occupies itself with the scholar inclusion public politics, which legitimate and regulate the act of attending the subjects with special educative necessities in the regular teaching net in our country. The corpus of this research is composed of: the Federal Constitution of 1988, the Salamanca Declaration of 1994, the National Education Basis and Directives Law of 1996 – Law 9.394 and the National Politics of Special Education in the Perspective of the Inclusive Education of 2008. The objective is to analyze how the production of scholar subjects based on the process of normalization present in these politics happens. It is a specific inclusion, made in the mesh of legal discourses and put in service of the State-Nation to the production of certain kind of subjects, as well as to its control. When taking as study object the scholar inclusion public politics understanding it as power device, this dissertation is treating of power, a power over the action of the people, a power, that incites, constitutes what it should be and should know, and that moves its actions to the participation in a operation that doesn’t end, until everyone gets reached, crossed and, finally, engaged in a model of society, model this one that passes to exist in/from the norm. To realize the analysis that I develop in this work, I searched inspiration in some formulation developed by Michel Foucault, as well as in authors that conceive, organize and inscribe their ideas in the post-critics perspective.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEducação e estadopt_BR
dc.subject.otherInclusão em educaçãopt_BR
dc.subject.otherPolítica e educaçãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/445-
dc.date.accessioned2015-08-07T14:14:56Z-
dc.date.available2015-08-07T14:14:56Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação se ocupa das políticas públicas de inclusão escolar, as quais legitimam e regulamentam o atendimento dos sujeitos com necessidades educativas especiais na rede regular de ensino em nosso país. Compõem o corpus desta pesquisa: a Constituição Federal de 1988, a Declaração de Salamanca de 1994, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 - Lei 9.394 e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008. Seu objetivo é analisar como se dá a produção de sujeitos escolares a partir do processo de normalização presente nestas políticas. Trata-se de uma inclusão específica, fabricada nas malhas de discursos legais e colocada a serviço do Estado- Nação para a produção de sujeitos de determinado tipo, bem como para seu controle. Ao tomar como objeto de estudo as políticas públicas de inclusão escolar entendendo-as como dispositivo de poder, esta dissertação está tratando de poder; um poder sobre a ação das pessoas, um poder, que incita, constitui o que se deve ser e saber, e que move suas ações para a participação numa operação que não cessa, até que todos sejam atingidos, atravessados e, finalmente, engajados em um modelo de sociedade, modelo este que passa a existir na/da norma. Para a realização das análises que desenvolvo neste trabalho, busquei inspiração em algumas formulações desenvolvidas por Michel Foucault, bem como, em autoras/es que concebem, organizam e inscrevem suas ideias na perspectiva pós-crítica.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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