Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/447
Autor(es): | Lorenzi, Vilma Theresinha |
Título: | Narrativas de professoras sobre diferenças culturais entre etnias brancos (as) e negros (as), no cotidiano escolar. |
Data do documento: | 2010 |
Resumo: | Sou formada em Pedagogia. Trabalhei na área da educação em diversos estados do Brasil e no exterior, Haiti, durante alguns anos. Atualmente, trabalho como Coordenadora Pedagógica na Escola Particular da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria em Cachoeira do Sul - RS. Essas experiências foram determinantes na busca pelo mestrado em Educação da UNISC em Santa Cruz do Sul - RS, na linha de pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação. Os objetivos deste estudo são compreender os saberes que mobilizam as professoras para fundamentar suas práticas pedagógicas em relação às diferenças culturais entre as etnias brancos(as) e negros(as), entender as concepções das professoras sobre diferenças culturais entre as etnias brancos(as) e negros(as) e analisar as narrativas de professoras sobre as diferenças culturais entre as etnias brancos(as) e negros(as). Os sujeitos da pesquisa são professoras do Curso Normal - Habilitação Magistério de uma escola do interior do Rio Grande do Sul. Procurei investigar: os saberes que mobilizam as professoras para justificar suas práticas pedagógicas em relação às diferenças culturais entre as etnias brancos(as) e negros(as) as concepções que as professoras têm sobre diferenças culturais entre as etnias brancos(as) e negros(as) a maneira como descrevem as práticas que realizam, como as professoras lidam com as diferenças culturais entre as etnias brancos(as) e negros(as) no cotidiano escolar? Os eixos temáticos articuladores dos questionamentos que orientaram o estudo são a relação entre os saberes que mobilizam as práticas pedagógicas das professoras sobre as diferenças culturais entre as etnias brancos(as) e negros(as), tentando entendê-las na sua maneira de produção, a dimensão da formação e da emancipação. A pesquisa qualitativa do tipo etnográfico foi feita através de observações e foram escolhidas seis professoras e uma coordenadora pedagógica que responderam às entrevistas semiestruturadas. Foram usados autores como Freire, Tardif entre outros. Os dados analisados favoreceram a compreensão sobre os saberes das professoras, a produção das práticas em relação aos valores e a desafios a serem enfrentados para a efetivação de uma educação libertadora. |
Resumo em outro idioma: | I have a degree in pedagogy. I worked in the education area in several states of Brazil and abroad in Haiti for some years. Nowadays, I work as a Pedagogical Coordinator in the Private School of the Congregation of Sisters of Immaculate Heart of Maria in Cachoeira do Sul - RS. These experiences determined my search of a Master’s Degree in Education at UNISC in Santa Cruz do Sul - RS in the research line Education, Work and Emancipation. The aim of this study is to understand the knowledge which mobilizes teachers to fundament their pedagogical practices in relation to the cultural differences between the black and white ethnic groups; Understand the conceptions of teachers about cultural differences between blacks and whites; Analyze the teachers’ narratives about the cultural differences between blacks and whites. The subjects of the research are teachers of the Normal Course - Habilitation Teaching of a school in the countryside of Rio Grande do Sul. I have aimed to investigate: What knowledge mobilizes the teachers to justify their pedagogical practices in relation to the cultural differences between the ethnic groups black and white? What conceptions do the teachers have about the cultural differences between blacks and whites? How do they describe the practices they carry out? How do the teachers deal with the cultural differences between blacks and whites in the school environment? The articulatory thematic axes of the investigations which have oriented the study are the relation between the knowledge which mobilizes the pedagogical practices of teachers about the cultural differences between whites and blacks, trying to understand in their way of production the dimension of the formation and emancipation. The qualitative research ethnographic kind has been carried out though observations and six teachers and a pedagogical coordinator have been chosen to answer the interviews. Authors like Paulo Freire, Tardif and others have been used. The data analyzed favor the comprehension about the knowledge of the teachers, the production of the practices in relation to the values and challenges to be faced for the effectiveness of a libertarian education. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Prática de ensino Relações raciais Igualdade na educação Educação multicultural Professores - Formação |
Orientador(es): | Martini, Rosa Maria F. |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VilmaLorenzi.pdf | 146.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons