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http://hdl.handle.net/11624/448
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Rissi, Marcia Maria Silva | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Don Juan : um estudo do mito e a sua configuração em Don Juan (narrado por ele mesmo), de Peter Handke. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Gai, Eunice Piazza | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation brings an analysis of Don Juan (narrated by himself), written by Austrian author Peter Handke, still little known in Brazil, but with expressive notoriety in Europe. The thematic Don Juan approached by a controversialist writer known for his unusual literary style spurred the search for verisimilitude of textual elements in other works dealing with the same theme. In order to counter-argument the interpretative analysis, the texts of Tirso de Molina, Molière and Mozart were explored as they are considered the most popular and significant for the study of myth Don Juan. The work is divided in three parts. In the first part, a brief history of myth Don Juan: its conceptualization, the insertion of Don Juan as myth, some controversial interpretations from the point of view of Mircea Eliade, Joseph Campbell, Ernst Cassirer, Ramiro de Maeztu, Gregorio Marañon, among others. The second part brings a synthesis of the life and works of Peter Handke, as well as the influence of war on his character, his first controversial essays, its deconstruction of linguistic text, the obsession by reflections caused by readings, his love to language, his worries to show the world as he sees through language. As a third part, are demonstrated the stylistic techniques used by the author such as the intense use of repetitions, its relationship with landscapes, the metaphorical resources that will be incurred on the elements of similarity with the works of Tirso, Molière and Mozart. The last section presents the main aspects raised in this study demonstrating the initial thesis that Don Juan (narrated by himself) incorporates the myth and renews it through the irreverent and fantastic style of Peter Handke. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Juan, Don, 1891- Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Handke, Peter, 1942- Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura austríaca - História e crítica | pt_BR |
dc.subject.other | Mito na literatura | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/448 | - |
dc.date.accessioned | 2015-08-07T15:43:40Z | - |
dc.date.available | 2015-08-07T15:43:40Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação traz uma análise da obra Don Juan (narrado por ele mesmo), do autor austríaco Peter Handke, ainda pouco divulgado no Brasil, mas de expressiva notoriedade na Europa. A temática Don Juan sendo abordada por um escritor conhecido por atitudes polêmicas, bem como seu estilo literário incomum norteou a pesquisa na busca de elementos de verissimilhança com outras obras tratando do mesmo tema. Para contrapor-se à análise interpretativa utilizou-se as obras de Tirso de Molina, Molière e Mozart, por serem consideradas as mais conhecidas e significativas para o estudo do mito Don Juan. O trabalho está dividido em três partes, sendo que, inicialmente faz-se um breve histórico do mito Don Juan: sua conceituação, a inserção de Don Juan como mito, algumas interpretações polêmicas sob o ponto de vista de Mircea Eliade, Joseph Campbell, Ernst Cassirer, Ramiro de Maeztu, Gregorio Marañon, entre outros. A segunda parte traz uma síntese da vida e obras de Peter Handke, bem como a influência da Segunda Guerra em seu caráter, seus primeiros ensaios polêmicos, sua desconstrução do texto linguístico, sua obsessão pelas reflexões causadas pelas leituras, seu amor à linguagem, sua preocupação em mostrar o modo como ele vê o mundo através da linguagem. Num terceiro momento, são demonstradas as técnicas estilísticas usadas pelo autor, como o intenso uso das repetições, sua relação com as paisagens e os recursos metafóricos que irão se constituir nos elementos de semelhança com as obras de Tirso, Molière e Mozart. Na última parte, apresentam-se os principais aspectos levantados no estudo que comprovam a tese inicial de que Don Juan (narrado por ele mesmo) retoma o mito e renova-o através do estilo irreverente e fantasioso de Peter Handke. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado |
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