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http://hdl.handle.net/11624/449
Autor(es): | Feldmann, Juliana |
Título: | Construindo caminhos na escritura de textos. |
Data do documento: | 2010 |
Resumo: | Pensar a escrita com crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é o tema que abordo nesta dissertação, tendo como objetivo compreender como ações educativas, que impliquem conhecer a história das interações das crianças com a escrita, podem oportunizar a vinculação entre escrever e viver, propiciando, assim, a aprendizagem da escrita como um processo auto-organizativo, que influencia e transforma o modo de ser dos educandos no fluir das aprendizagens. O contexto empírico da pesquisa que originou este estudo foi o da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elemar Guilherme Kroth, localizada na periferia do município de Vera Cruz - RS. Foram selecionadas para a participação dos processos investigativos seis crianças do 3º ano, cujas histórias com a escrita foram mapeadas através de uma investigação que incluiu diálogos com a turma, entrevistas-diálogo com mães e professoras e análise de textos escritos pelas crianças. A partir do mapeamento destas informações foram organizadas dezenove oficinas de escrita, realizadas no turno oposto ao das aulas do ensino regular, com a intenção de propiciar situações potencializadoras de aprendizagens atraentes para as crianças. A expectativa foi poder mobilizar, na escola, forças e condições de ação no trabalho com a linguagem junto às crianças, inaugurando práticas que possibilitassem aprendizagens mais plenas de força vital. As reflexões finais apontam para mais amplas possibilidades de aprendizagem da escrita de textos quando esta pode ocorrer de forma contextualizada, seguindo o fluxo dos desejos e necessidades individuais e grupais, na convivência. Neste fluxo, portanto, os aspectos específicos da escrita padrão puderam ser aprendidos de forma imanente às práticas de escrita realizadas na interação social. Além disso, as considerações finais abrem-se em novos questionamentos, indagando com relação às condições de trabalho com a escrita dos educadores no ensino regular, com o que se realça a necessidade de reflexões referentes às próprias trajetórias de escrita destes, em função de suas responsabilidades como criadores e mediadores de oportunidades para a aprendizagem da escritura de textos. |
Resumo em outro idioma: | Thinking the writing with children from the beginning of basic education is the topic what will be discussed on this dissertation, having as objective understand how educational activities, involving the understanding of children‟s history about their interactions with writing, can provide the bonding between writing and living, thus, providing the learning of writing as a process self-organizing. The context of empirical research that led to this study was the Escola Municipal de Ensino Fundamental Elemar Guilherme Kroth, located on the suburb of the city of Vera Cruz-RS. It was selected to the participation of the investigative processes six children from third grade, whose stories were written with the mapped through an investigation that included conversations with the class, interview-dialogue with mothers and teachers and analysis of texts written by children. From the mapping of this information were organized nineteen writing workshops, made in the opposite shift to the ordinary classes, with an intention to provide learning situations for potentiating attractive to children. The expectation was able to mobilize, at school, forces and conditions of action in working with the language with the children, opening practices to enable learning more full of life force. The final observations point to the broader possibilities of learning the writing of texts when this may occur in context, following the stream of desires and needs of individuals and groups, in coexistence. In this flow, so the specifics of writing standard could be learned so immanent to the practices of writing done in social interaction. Beside, the final observations open in new questions, asking about working conditions with the writing of the teachers in mainstream education, with which it pointed out the need for reflection concerning their own trajectories of writing, according to their responsibilities as creators and facilitators of opportunities for learning to write texts. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Crianças - Escrita Crianças - Linguagem Aprendizagem Complexidade (Filosofia) |
Orientador(es): | Gustsack, Felipe |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
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