Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/450
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorToebe, Dirlei-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAplicação da proposta de análise textual dos dicursos (ATD) a gêneros textuais diversos : ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorFlôres, Onici-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.abstractIn the present dissertation, we searched to apply the model of discourse textual analysis (ADAM, 2008) to texts of different genres, used for Portuguese teaching - reading and textual interpretation. The model explained theoretically the role of textual linguistic in the discourse analysis, allowing the theoretical inter-relationship between the concepts of text and discourse. The working hypothesis is that it is possible to read, interpret / understand texts of many different genres in the most productive way, from plans or levels of discourse and textual analysis such as proposed by the theory in question. The study is divided into four chapters. In the first chapter, it was done a theoretical compilation of issues about: language, discourse and text. The second chapter focused on interpretability, establishing the distinction between the processes of understanding and interpretation. Next, we studied the textual markers that allow us to recognize the movements of the text and the connections among its structures. In the fourth chapter, we considered the analytical levels - discursive and textual - of the ten texts selected for this investigation in order to include different genres, sequences and carriers. The selected texts are intended to teach Portuguese language in 7th grade of elementary school and were chosen based on teaching experience and knowledge of textbooks owned by the researcher.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherAnálise do discursopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.otherLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCompreensão na leiturapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/450-
dc.date.accessioned2015-08-07T17:51:20Z-
dc.date.available2015-08-07T17:51:20Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoNa presente dissertação, buscou-se aplicar o modelo de análise textual dos discursos (ADAM, 2008) a textos de gêneros variados, destinados ao ensino de língua portuguesa - leitura e interpretação textual. O modelo em tela explicitou teoricamente o lugar da linguística textual na análise dos discursos, possibilitando a inter-relação teórica entre os conceitos de texto e discurso. A hipótese de trabalho é que é possível ler, interpretar/compreender textos dos mais variados gêneros de modo mais produtivo, a partir dos níveis ou planos de análise de discurso e textual tais como propostos pela teoria em pauta. O estudo se distribui em quatro capítulos. No primeiro, fez-se uma compilação teórica acerca das temáticas: linguagem, discurso e texto. O segundo capítulo enfocou a interpretabilidade, estabelecendo distinção entre os processos de compreensão e interpretação. Em seguida, foram estudadas as marcas textuais que permitem reconhecer os movimentos do texto e as conexões entre as suas estruturas. Já no quarto capítulo, foram considerados os níveis analíticos - discursivos e textuais -, dos dez textos selecionados para esta investigação, de modo a contemplar diferentes gêneros, sequências e portadores. Os textos selecionados destinam-se ao ensino de língua portuguesa na 7ª série do Ensino Fundamental, tendo sido escolhidos com base na experiência docente e no conhecimento dos livros didáticos detidos pela pesquisadora.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DirleiToebe.pdf2.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons