Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/454
Autor(es): Seitenfus, Liliane Vinhas
Título: Leitura de contos de fadas e seus efeitos na infância.
Data do documento: 2009
Resumo: Os contos de fadas são os primeiros textos escritos destinados às crianças e se mantêm presente, ainda hoje, na formação dos leitores mirins. Nesse sentido, pretende-se estudar contos de fadas, em especial, os escritos pelos Irmãos Grimm, em virtude da proposta estrutural e da solução que tais narrativas contêm, seja no que se refere aos conflitos, seja pelo fato de priorizar os finais felizes. Desse modo, pretende-se focar alguns tópicos, como: Questões existenciais presentes nos contos de fadas ainda são observadas e pensadas pelos leitores mirins - Como esses contos são concretizados pelo leitor real? Para discutir essas e outras questões, será proposta a audição das narrativas O exímio caçador e A Gata Borralheira, cuja versão pertence aos Irmãos Grimm, a crianças de 10 anos. A partir dessa escuta, procede-se a análise da produção de sentido efetivada por cada um dos sujeitos. Com o propósito da reflexão, busca-se apoio, no primeiro capítulo, em contribuições de vários pesquisadores, em especial Ariès, para discutir a formação do sentimento de infância na sociedade ocidental; Vigotsky, Bettelheim e Corso e Corso, para refletir sobre o papel da imaginação na formação humana; Propp e Benjamin, discutindo a estrutura e o papel da narrativa. O capítulo dois apresenta o método empregado na investigação. E, no capítulo três, efetua-se a análise dos contos selecionados. A discussão relativa ao processo de recepção das narrativas pelos estudantes é foco do quarto capítulo. Já no quinto capítulo, há um cruzamento de dados coletados, constatando-se que as crianças ainda apreciam a interação com essas narrativas, em especial, contos de fadas que propiciam a vivência de situações de conflito. Espera-se com esta investigação contribuir com estudos, especialmente, na área de Letras e Educação, uma vez que, além de analisar os contos na perspectiva estrutural, simbólica, e no que se refere à representação do leitor, ainda se discute a recepção dos mesmos. Ou seja, é foco da investigação refletir sobre a leitura como uma experiência construída a partir das vivências de cada leitor, abrangendo os efeitos oriundos da leitura literária.
Resumo em outro idioma: The fairy tales are the first texts written for children and they are still present in their development. In this direction, this paper intends to study the fairy tales, specially from the Grimm brothers, in virtue of the structural proposal and solution that their narratives contain, either referring to conflicts, either to the fact of focusing on happy endings. In this manner, it is intended to focus in several topics such as: Existential questions present in the fairy tales are still observed or thought about the infant readers? How are the fairy tales materialized by the real reader? To discuss the mentioned questions the listening of the following narratives, “O exímio caçador” and “A Gata Borralheira”, which the original versions belong to the Grimm brothers, will be proposed to ten years old children. After completing the listening comprehension, the analysis of the accomplished production of direction for each child will proceed. To anchor the reflection, the first chapter will bring the contributions of several researchers, specially Aiès do discuss the development of the feelings of infancy of occidental society; Vigotsky, Bettelheim and Corso and Corso, to reflect about the imagination role in human development; Propp e Benjamin, discussing the structure and narrative role. The second chapter will present the method used in the investigation. The third chapter, will analyze the selected fairy tales. The discussion related to the reception process of the narratives by the students is focused on the fourth chapter. Already in the fifth chapter, there is a crossover of collected data, noting that children also enjoy interacting with these narratives, in particular, fairy tales that provide the experience of conflict situations. It is expected that this investigation will contribute with future studies, mainly in the Education field, a time that, beyond analyzing the structural, symbolical and what refers to the reader`s representation perspective of tales, the reception of tales is still discussed. That is, the focus of this study is the reflection about the reading as a constructed experience through each reader’s experience, enclosing the deriving effect of the literary reading.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Contos de fadas - História e crítica
Crianças - Livros e leitura
Simbolismo nos contos de fadas
Orientador(es): Ramos, Flávia Brocchetto
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Liliane.pdf707.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons