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http://hdl.handle.net/11624/459
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Soares, Reginaldo da Silva | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Produção de sentidos sobre a inclusão escolar em cena : deficiência visual. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Hillesheim, Betina | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation seeks production of meanings about inclusive education of visually impaired in regular education at a school in the region. To discuss school inclusion of visually impaired, I set some markers that allowed more details to discuss topics such as normal and abnormal, school inclusion and resource room. The subjects are parents, teachers and students, who live with regular room, resource room and inclusion policies, through interviews that talk about their positions on school inclusion of visually impaired in regular education. From the interviews and clippings of documents dealing with policies of inclusion and the Salamanca Declaration and Program of Support for National Education of the Visually Impaired (PNAEDv), for example, I attempt to analyze the processes of inclusion experienced by research subjects, in a school that proposes to follow policies of inclusion. Educational policies elect school as an institution capable of dealing with the inclusion of so-called normal and abnormal, under the imperative of "school for all." The goal now is to watch the speech on school inclusion of visually impaired and the meanings produced from different positions of the subject. Even bringing several authors, this work is based on theories and studies of Michel Foucault, in regard to the relations of truth/power and knowledge/power. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Pessoas com deficiência visual - Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Inclusão em educação | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/459 | - |
dc.date.accessioned | 2015-08-07T19:41:21Z | - |
dc.date.available | 2015-08-07T19:41:21Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação busca a produção de sentidos sobre a educação inclusiva de deficientes visuais no ensino regular em uma escola da região. Para discutir a inclusão escolar dos deficientes visuais, estabeleci alguns marcadores que possibilitaram discutir mais detalhadamente temas como normal e anormal, inclusão escolar e a sala de recursos. Os sujeitos desta pesquisa são pais, professores e alunos, que convivem com sala regular, sala de recursos e políticas de inclusão, que através de entrevistas falam de suas posições em relação à inclusão escolar de deficientes visuais no ensino regular. A partir das entrevistas realizadas e recortes de documentos que tratam de políticas de inclusão como a Declaração de Salamanca e o Programa Nacional de Apoio à Educação de Deficientes Visuais (PNAEDv), por exemplo, busco problematizar os processos de inclusão vivenciados, pelos sujeitos da pesquisa, em uma escola que propõe seguir as políticas públicas de inclusão. As políticas educacionais elegem a escola como instituição capaz de dar conta da inclusão dos ditos normais e dos anormais, sob o imperativo da - escola para todos - . O objetivo neste momento passa por observar o discurso sobre a inclusão escolar de deficientes visuais e os sentidos produzidos a partir das diferentes posições-de-sujeito. Mesmo trazendo vários outros autores, fundamento este trabalho nas teorias e estudos de Michel Foucault, no que tange às relações de verdade/poder e saber/poder. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
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