Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/461
Autor(es): | Bublitz, Andrea Fabiane |
Título: | Sentidos do cuidado humano na formação do profissional técnico de enfermagem : um estudo de caso. |
Data do documento: | 2012 |
Resumo: | O presente trabalho trata dos Sentidos do cuidado humano na formação do profissional técnico de enfermagem. Nosso problema assim se constituiu: Quais sentidos atribuem os futuros técnicos de enfermagem em formação no CEPRU/UNISC ao processo de formação para o cuidado humano e suas relações com as práticas educativas como elementos importantes para o desenvolvimento do trabalho em enfermagem. Nossos objetivos são: - Conhecer o que pensam os alunos em formação do curso técnico de enfermagem CEPRU - UNISC sobre a questão do cuidado humano e sua importância para o futuro profissional técnico de enfermagem. Descrever, explicar, interpretar e compreender os sentidos atribuídos, a importância atribuída ao cuidado humanizado e sua relação com a prática educativa para a saúde cotidiana como elementos importantes para a saúde e a qualidade de vida de seus pacientes. A partir do resultado da pesquisa, apresentar alternativas que contribuam para a melhoria nos processos de formação profissional para os técnicos em enfermagem em relação ao cuidado humano e as práticas educativas em saúde. Os profissionais técnicos de enfermagem, hoje, são a maioria dentro da categoria da enfermagem, representando 44 % do total, seguidos dos auxiliares de enfermagem com 41% e enfermeiros graduados com 15 %, segundo dados do COFEN - Conselho Federal de Enfermagem (2010). Sendo esta a realidade atual, entendemos que se torna relevante compreender quais sentidos esses profissionais, que são maioria, atribuem à formação para o cuidado humano, bem como a educação para a saúde. Entendemos que o cuidado humano, é a essência do trabalho em enfermagem. Pensamos que a formação do profissional de enfermagem, deve contemplar em seu processo teórico e prático conteúdos suficientes para atender as necessidades do ser humano como um todo para melhor desenvolver suas práticas no seu cotidiano de trabalho. Necessidades, que podemos dizer envolvem os aspectos físicos, emocionais e espirituais. A importância desse trabalho reside nas relações de cuidado humano e educação para a saúde onde deveria sempre prevalecer à ética, dedicação, carinho, amor, competência e profissionalismo. Pensamos que esse futuro profissional é preparado, em sua formação, para desenvolver uma visão crítica da realidade atual da saúde. Entendemos que com essa visão eles, os futuros técnicos acabarão indo em busca de uma transformação da realidade através de ações para o cuidado humano, voltadas para um cuidado mais humanizado. Para que isto se dê, entendemos como fundamental que este futuro profissional compreenda a diferença entre cuidado humano e cuidado humanizado. Para que pudéssemos ir ao encontro de nossos anseios enquanto pesquisadores e atualmente como docente deste curso técnico de enfermagem, escolhemos um estudo de natureza qualitativa que também é um estudo de caso. Como sujeitos desta pesquisa, participaram os alunos concluintes do curso Técnico de Enfermagem do ano de 2010 do CEPRU/UNISC, aos quais foi entregue um questionário, no seminário final do curso, onde todos os alunos e professores fazem uma avaliação do curso como um todo. Entendemos como oportuno este momento para a entrega dos questionários, por ser o encerramento de um trabalho de formação, onde se avalia e se fala do todo, teoria e prática. A análise de dados se deu através da categorização dos elementos mais importantes relacionados aos motivos que levaram estes alunos a ir em encontro desta formação, como se deu o processo de formação para o cuidado humano e os sentidos do cuidado humano no processo de formação e para o trabalho em enfermagem. Nossos resultados mostram que o cuidado humano é relevante para os futuros técnicos e os sentidos atribuídos a esse cuidado e a educação para a saúde aparecem não só como cuidado humano, mas com possibilidades de humanizar esse cuidado. Apesar de entendermos que os futuros técnicos têm uma visão crítica e que atribuem sentidos humanizantes ao cuidado humano entendemos, porém, que os cursos técnicos de enfermagem são de curta duração e somente dão a base teórica prática para a aplicação e o desenvolvimento da profissão. Posterior a isto sabemos que quando estes profissionais recém-formados são absorvidos pelo mercado de trabalho (hospitais e unidades de saúde), se deparam com normas e rotinas institucionais engessadas, número insuficiente de profissionais para atender a demanda de pacientes, interesses financeiros que acabam indo totalmente contra ao cuidado humano integral. |
Resumo em outro idioma: | This work is in regards to the human care and the proper formal education of the technical nursing professional. Our problem is as follows: What importance does the technical nursing professional from CEPRU UNISC apply to the process of human care and its relationship with formal education as key elements in the development of the nursing practice? Our objectives are:Get to know what the students on the technical nursing program of CEPRU - UNISC think about the human care and its importance for the professional future of the technical nursing professional. Describe, explain, interpret and comprehend the importance attributed to the human care and its relationship to the educational practices to the day to day care as important elements to the health and quality of life of their patients. With the results of the research, present alternatives that would contribute towards improving the formal educational process of technical nursing professionals in relation to proper human care and health practices. The technical nursing professionals today are mostly in the nursing category representing 44% of the total, followed by the nursing assistants at 41% of the total and graduate nursing students represent 15% according statistics provided by COFEN - Conselho Federal de Enfermagem (2010). Based on current statistics, we acknowledge that it becomes relevant to understand to what sense the majority of these professionals, attribute having proper education and training on human care to the general well-being. We understand that human care is essential to the nursing professional. We think that proper training of the nursing professional in theory and practice should have enough content to understand the human being necessities as a whole to better develop actual practices and incorporate to daily work responsibilities’. Necessities’ can be defined as involving physical, emotional and spiritual aspects. The importance of this work resides on the relationships of human care, health education where ethics, dedication, care, love, competency and professionalism should prevail.We think that this future professional is prepared with their formal education to develop a critical vision of the actual reality of healthcare. We understand that with their vision, these future professionals will be seeking a transformation of reality through the their actions in the care of human beings more focused on human needs. For this to happen, it is essential that this future professional understands the difference between the technical needs of human care versus human needs of human care. For us to achieve our aspirations as researchers and currently as educators of this formal technical nursing program, we choose a study of the qualitative nature that is also a case study. As subjects of this study, the participants are student of the technical nursing program for the 2010 year from CEPRU - UNISC, of whom were given a survey in the final seminar of the course, where all students and teachers make an evaluation of the course as a whole. We believe that the proper time to distribute the survey is at the end of the program as well as where we evaluate and talk about theory and practice. The analysis was based on grouping categories of important attributes that are mostly related with the reasons that the students seek this program, how it relates to human care and the formal education in nursing. Our results show that human care is relevant to the future technical nursing professionals and that the formal education towards healthcare is not only. Focused on the technical aspects but also in the possibilities of how to proper fulfill human needs. While we understand that the future nursing technicians have the critical vision of understanding and responding to human needs, we also know that technical nursing classes are short in duration and provide only the practical theory of how to apply when in the profession. Aftermost 8 we know that when these recently graduated professionals enter the workforce (hospitals and clinics), they are exposed to pre-established practices, low number of professionals to support patient demand, financial interests that are going directly opposed to the total human care principals. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Pessoal de saúde - Formação Cuidados de enfermagem Educação em saúde |
Orientador(es): | Siqueira, Janes Teresinha Fraga |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AndreaBublitz.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons