Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/462
Autor(es): Lau, Beatriz
Título: Formação continuada em serviço dos professores municipais do Vale do Rio Pardo, RS : um estudo de caso.
Data do documento: 2012
Resumo: Este trabalho de dissertação estuda a formação de professores em serviço em dois municípios do vale do Rio Pardo. Nossa investigação se dá nas escolas em que trabalhamos em cada um desses municípios. Nosso fenômeno foi assim delimitado: que contradições se manifestam na realidade da formação continuada em serviço de duas escolas municipais no Vale do Rio Pardo. Nossos objetivos são: descrever, interpretar, explicar e compreender, o que pensam os professores sobre os cursos de formação continuada em serviço, quando oferecidas em parceria com outra instituição, e quando elaborada pelos próprios professores, e quais as contradições e as possibilidades de mudanças em suas práticas a partir dessa formação. Os professores que participam dessa formação têm como objetivo proposto pelas secretarias de educação à reconstrução do PPP de cada município e a partir do mesmo a busca de modificações em suas práticas pedagógicas. Ao investigar esse fenômeno nosso interesse era conhecer melhor como se desenvolve esse tipo de formação e até que ponto a mesma, na forma em que é desenvolvida, pode realmente preparar os professores para novas práticas e a construção/reconstrução do PPP. Para nós a dívida social com a educação e com os professores como profissionais se aprofunda com esse tipo de formação, bem como o nível de qualidade da escola e da educação oferecida às classes menos favorecidas uma vez que a educação no capitalismo é de classe e precisa continuar sendo para que o sistema se mantenha. Nossa investigação é de natureza qualitativa. É também um estudo de caso. Nossa linha de investigação é crítica porque entendemos que está mais de acordo com o fenômeno em estudo. Procuramos elementos teóricos de autores dessa linha de pensamento através de estudiosos e de algumas categorias do pensamento marxiano tais como a visão de totalidade e contradição de realidade e possibilidade estudadas e desenvolvidas a partir da teoria crítica marxiana e aprofundada por Ernest Bloch. Nosso grupo de sujeitos participantes da pesquisa se constituiu de professoras de sala de aula e de professoras supervisoras escolares e ainda das professoras que assumem cargos de poder como o de secretária de educação municipal. Buscamos também conhecer o que diz a lei de educação (LDB - Lei nº 9.394/96) sobre formação e algumas políticas públicas que tem sido propostas pelo governo para a educação e formação de professores. Os resultados que encontramos em nossa dissertação nos mostra que a atual formação está sendo de caráter aligeirado e tecnicista, que procura preparar o professor para ser um mero cumpridor de tarefas que é o que espera a educação no mundo capitalista. Entendemos que a formação continuada em serviço tem sua validade se estiver aliada a outra formação que deve acontecer em universidades, em sala de aula, com teorias necessárias ao conhecimento do professor, que os torne pensadores críticos e que realmente entendam sua função de professor. Devem ainda buscar a unidade teoria prática. Diante das condições de formação encontrados em nossa pesquisa, através do relato das professoras pensamos que há mais contradições do que as que conseguimos explicar.
Resumo em outro idioma: This dissertation studies the training of teachers in service in two cities of Vale do Rio Pardo. Our investigation takes place in the schools in which we work in each of these cities. Our phenomenon was limited as follows: What contradictions are manifested in the reality of Continued Formation in Service of two local schools in the Vale do Rio Pardo? Our goals are: to describe, interpret and explain what do think the teachers about the courses of Continued Formation in Service, when offered in partnership with outsider institutions, and when drawn up by the teachers themselves, and what are the contradictions and the possibilities of changes in their practices from this formation. The teachers that enter those improvement classes have as objective proposed by the education departments to rebuilt the PPP in each city and from the same search do changes in their teaching practices. To investigate this phenomenon was our interest to know better how such instruction was developed and to what extent this same instruction, as it is developed, can actually prepare teachers to new practices and the construction / reconstruction of the PPP. For us the social debt with education and with the teachers as professionals deepens with that type of formation, as well as the level of quality of school and education offered to the less favored social classes, once that education in capitalism changes depending on what social class you belong to, and needs to continue being so, because in this way the capitalism system can be maintained. Our research is one of a qualitative nature. It is also a case study. Our line of research is to critique because we believe that is more in accordance with the phenomenon under study. We seek theoretical elements of authors of this line of thought by scholars and some Marxist categories of thought such as the view of totality and contradiction of reality and possibility studied and developed from Marxist critical theory and deepened by Ernest Bloch. Our population and sample consisted of classroom teachers, school supervisors and even the teachers who assume positions of power such as the local city Secretary of Education. We also know what the law says of Education (LDB-Lei nº 9.394/96) on training and some public policies that have been proposed by the government for education and teacher training. The results that we found in our dissertation shows that the actual formation of teachers is being done in a very fast, technicist way, which seeks to prepare the teacher to be a mere doer of tasks which is what the education in the capitalist world expects. We believe that the continued formation in service has its validity if it is combined with other types of improvement courses, ones that should take place in the universities, in the classroom, with theories necessary to the teacher's knowledge, which will make them critical thinkers and make them really understand its function as a teacher. They 8 should also seek unity between practical actions-theory. Facing the conditions of formation found in our research, through the report of the teachers, we think that there are more contradictions than we can explain.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Professores - Formação - Pardo, Rio, Vale (RS)
Prática de ensino
Educação e estado
Orientador(es): Siqueira, Janes Teresinha Fraga
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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