Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/463
Autor(es): | Borba Júnior, Antonio Manoel de |
Título: | Aprendizagem significativa em fisiologia humana : Ausubel e a formação de conceitos básicos. |
Data do documento: | 2012 |
Resumo: | A presente dissertação tem como foco principal oportunizar a melhora da atividade docente da área do conhecimento de Fisiologia Humana de um curso de Medicina do Vale do Rio Pardo. Utilizando a teoria de aprendizagem de David Ausubel, analisa aspectos da aprendizagem de três conceitos pré-selecionados relacionados ao estudo da Fisiologia. Reforça a necessidade de, durante o ato de ensino-aprendizagem, não deixar de lado os conhecimentos prévios, com possibilidade de se relacionar com o tema. No caso de sua inexistência fornecê-los através do desenvolvimento de organizadores prévios, o que pode ocorrer em diferentes cenários de ensino. O estudo utiliza uma metodologia qualiquantitativa e relaciona, dentro do projeto pedagógico do curso, o aprendizado na atividade de tutoria e nas aulas expositivas, buscando identificar maneiras de harmonizar sua relação. Foram sujeitos do estudo 117 alunos de medicina, de um universo de 150 indivíduos matriculados do segundo ao sétimo semestre do curso de medicina. Dentre os resultados identificamos dificuldade por parte dos alunos de relacionar a aprendizagem significativa na atividade de tutoria em relação à aula expositiva. Identificação também da participação de outros cenários de ensino na aprendizagem significativa dos conceitos. Observou-se noção inadequada por parte do aprendiz sobre sua falta de capacidade de utilizar o conceito; Isto não correspondeu com a avaliação quantitativa de sua capacidade de utilização. Com esses conhecimentos aumenta-se a capacidade por parte do professor de proporcionar um melhor aproveitamento do ensino-aprendizado de fisiologia humana. Bem como a capacidade de o estudante que participa deste processo em incorporar novos conceitos fisiológicos ao longo do curso de forma significativa conforme a Teoria de Ausubel. |
Resumo em outro idioma: | The main purpose of this research is improvement of teaching in the classes of Physiology at Medical Faculty in Vale do Rio Pardo, Rio Grande do Sul, Brazil. We studied the way of learning of three concepts previously selected in Physiology Course with David Ausubel Theory of Meaningful Learning. During teaching actions wouldn´t be wise left previously knowledge outside. In case of it inexistence, the teacher could establish them with the aid of previously organizers, according to Ausubel´s thinking. It´s well known that during the course of Human Physiology, the student could be capable of meaningful learning with a guide of a prepared teacher. The research also compares two methodologies of teaching as a part of the innovative medical curriculum of the Medicine Course studied. Traditional classrooms associated with tutorial problem-based learning sessions. Methodology applied was qualiquantitative. The answers of questions related to three concepts of Physiology: pleural dynamics, vascular peripheral resistance and electrocardiogram were analyzed with qualitative and quantitative methods. The subjects who attend the study were 117 of 150 students at the second and seventh semesters of the studied Medical Faculty. Their answers elucidated that traditional classroom teaching was cited more than tutorial session related to meaningful learning. Other places of study than tutorial sessions and classroom, was related to meaningful learning. Also detect a student personal wrong image of inability to apply the concepts, since their capacity of applying was measured and the results was far better than the students own opinions. The identification of this ways of thinking will contribute to improve quality of teaching Physiology and the apprentice capacity to incorporate new concepts in medical practice through meaningful learning. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Fisiologia humana Aprendizagem Medicina - Estudo e ensino |
Orientador(es): | Martini, Rosa Maria F. |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AntonioManoelBorba.pdf | 902.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons