Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/464
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, Nelma Pimenta-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleNarrativas visuais : múltiplos olhares, leituras plurais.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorPellanda, Nize-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.abstractIn the schooling context, the visual code reading is left to a second plane in oposition to a verbal code reading. From that, I believe that is necessary the instrumentalization of the children reading in such a way that they would be able to interact with the both codes simultanously. This present study, then, has as proposal the investigation of the possibility of a reading, using the adult reader mediation, can influence in a positive way the children readers to become more competent in the reading of narrative that content only images. With this goal, I have did, data collection during two months using two periods of four hours for each image book used in a total of eight meetings. Participated in group nine children, students of 4th grade elementary school linked to the public educational system, located in the city of Ilhéus (BA). The analysis of the meetings of the visual narratives readings has made significant contributions, increasing the critical and cognitive development of each subject involved in this study, but also led to reflections on themselves and the world, providing the affirmation of self and the discussion between him and the other with otherness.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.subject.otherSemióticapt_BR
dc.subject.otherPercepção de imagenspt_BR
dc.subject.otherCogniçãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/464-
dc.date.accessioned2015-08-10T12:10:11Z-
dc.date.available2015-08-10T12:10:11Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoNo contexto escolar, a leitura do código visual é deixada em segundo plano, contrapondo-se à leitura do código verbal. Sendo assim, faz-se necessário a instrumentalização de leitores infantis, de maneira que eles sejam capazes de interagir com ambos os códigos simultaneamente. Dessa forma, esse estudo se propõe investigar a possibilidade de que uma leitura, utilizando-se como recurso a mediação por um leitor adulto, possa influenciar positivamente os leitores infantis a se tornarem mais competentes na leitura de narrativas exclusivamente de imagens. Para isso, foram realizadas coletas de dados, durante cerca de dois meses, utilizando-se em média dois turnos de quatro horas para cada livro de imagem trabalhado, num total de oito encontros. Participaram do grupo nove crianças, alunos de 4ª série do Ensino Fundamental de uma escola pertencente à rede pública municipal, localizada na cidade de Ilhéus (BA). A análise dos encontros das narrativas visuais trouxe contribuições significativas, potencializando o desenvolvimento crítico e cognitivo de cada sujeito envolvido nesse estudo, como também promovendo a reflexão sobre si mesmo e sobre o mundo, proporcionando a afirmação do eu e o encontro deste com o outro, com a alteridade.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NelmaCruz.pdf4.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons