Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/465
Autor(es): Cechet, Claudete
Título: Leitura : entre a teoria e a experiência.
Data do documento: 2010
Resumo: O presente estudo focaliza a leitura de textos literários como um acontecimento potencializador da produção escrita no Ensino Médio, enfatizando primordialmente o lugar do leitor no texto por meio da sua subjetividade. Considera-se a relação do leitor com o texto literário para se compreender o processo de construção de sentidos, do que se depreende que, além de o leitor possuir um modelo de mundo resultante de suas experiências, o texto desperta-lhe algo, provocando-lhe estímulos e atingindo-o na essência de si mesmo. Desse modo, o sentido está atrelado ao que não é dito no texto, ou seja, os vazios do texto, os quais são preenchidos pelo leitor ao ler. Isso se constitui em experiência de leitura e ameaça a estabilidade do mundo interior do leitor, encaminhando-o à desconstrução de suas referências para então articular o sentido revelado por esse processo para construir o novo. Para explicitar esses pressupostos, trabalha-se com cinco contos literários junto a alunos de Ensino Médio, buscando-se ler, anotar impressões sobre cada texto e discutir ideias a partir dessas impressões para incentivar a produção escrita dos estudantes. Os resultados indicam que a leitura literária encaminha o leitor à reflexão, proporcionando-lhe tornar-se mais crítico e reflexivo, além de entrar num espaço em que ele mesmo coloca em questão suas convicções, suas percepções para ir além do entorno e de si mesmo. A análise dessa prática pedagógica é predominantemente descritiva, visando à constatação do quão profícuo é o texto literário na construção do conhecimento e na formação do estudante.
Resumo em outro idioma: The present study focus on the reading of literary texts as a writing production intensifier during high school, emphasizing mainly the reader’s place in the text, through his subjectivity. The relation between reader and literary text is essential for understanding the process of meaning construction – from which it is possible to infer that, besides the fact that the reader has a model of world resulting of his own experiences, the text evokes something, causing stimulus and touching him on his own essence. Thus, the meaning is linked to what is not said on the text, that is, the blanks in the text, which are filled by the reader during the reading process. This constitutes reading experience and threats the stability in the reader’s interior world, leading him to the deconstruction of his references, so that he can articulate the meaning revealed by this process to build a new one. To make these presuppositions clear, a group of high school students work with five short stories, reading and writing down their impressions on the texts, and discussing ideas to encourage students’ writing production. The results show the literary reading leads the reader to reflection, providing him with a more critical and reflexive attitude, and also allowing him to enter a space where he puts his convictions and perceptions to the test, going beyond himself and his surroundings. The analysis of such pedagogical practice is mostly descriptive, aiming the validation of how fruitful is the literary text when it concerns knowledge construction and student’s formation.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Leitura
Literatura
Leitores - Reação crítica
Subjetividade na literatura
Orientador(es): Gai, Eunice Piazza
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ClaudeteCechet.pdf812.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons