Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/479
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrendler, Giovana Giacomini-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleO sujeito-professor e as tecnologias na contemporaneidade.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSilva, Mozart Linhares da-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a study on the constitution of the subject-teacher regarding the technologies of information and communication in the contemporary world and in the Foucaultian-Deleuzian perspective of the society of control. The study discusses how the technologies of the new information and communication involve the constitution of the subject-teacher in the contemporary society aiming to examine the broader effects on the knowledge-power in contemporary teaching. The methodology used was the analysis of discourse from the perspective of studies supported by Foucault and carried out through semi-structured interviews with 28 teachers from public, private and military schools from Santa Maria and region - Rio Grande do Sul. The dissertation was structured on three chapters: I-Education and modernity: the constitution of the subject teacher; II- Society of control, technology and education; and III-Building and rebuilding the research: analysis, discussion and new routes. The study allowed us to understand how the subject-teachers are constituted regarding the technologies and new ways to obtain information and knowledge decentralizing power-knowledge of the teacher and moving school as the privileged space of this knowledge-power. In this sense, the study discusses the truths established and legitimized by discourses that underlie and constitute new subject-positions of teachers against the technology in the contemporary world.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherEducação - Tecnologia da informaçãopt_BR
dc.subject.otherComunicação de massa e educaçãopt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/479-
dc.date.accessioned2015-08-12T12:36:38Z-
dc.date.available2015-08-12T12:36:38Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado apresenta um estudo sobre a constituição do sujeito-professor em meio às tecnologias da informação e comunicação no mundo contemporâneo. Também considerado na perspectiva Foucaultiana-Deleuziana da sociedade de controle. O estudo problematiza como as novas tecnologias da informação e comunicação implicam na constituição do sujeito-professor na sociedade contemporânea, tendo como objetivo mais amplo analisar os efeitos do saber-poder docente na contemporaneidade. Para tanto, optou-se pela metodologia da análise do discurso apoiado na perspectiva dos estudos foucaultianos, realizada a partir de entrevistas semi-estruturadas com 28 docentes, sendo eles de escolas públicas, particulares e militares de Santa Maria e região - Rio Grande do Sul. A dissertação foi estruturada a partir de três capítulos: I- Educação e modernidade: constituição do sujeito docente, II- Sociedade de controle, tecnologia e educação e o III- Construindo e reconstruindo a pesquisa: análises, discussões e novos traçados. Olhar para as análises significou compreender como os sujeitos-professores em meio às tecnologias constituem-se com as novas formas de obter informação e conhecimento, que descentram o saber e o poder docente e deslocam a escola enquanto espaço privilegiado desse saber-poder. Nesse sentido, problematizam-se as verdades instituídas e legitimadas por discursos que perpassam e constituem novas posições de sujeitos-professores frente às tecnologias no mundo contemporâneo.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GiovanaBrendler.pdf1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons